
Um homem, 32 anos, identificado como Henrique Pompeu, que trabalha como organizador do Jinrou, um evento de cosplay e k-pop, foi preso nesta quarta, 10. Ele é suspeito de estupro de vulnerável, ameaça, produção e armazenamento de imagens de exploração sexual infantojuvenil.
A prisão foi na BR-369, entre Braganey e Cascavel, no Oeste do Paraná. Ele havia ido à cidade para divulgar o evento cosplay.
Vítima fez denuncia contra organizador à polícia em abril
Segundo a polícia, as investigações começaram em abril, depois que uma das vítimas, de 15 anos, procurou o Ministério Público para registrar uma denúncia informando que manteve relações sexuais com o suspeito. Segundo ela, o homem gravou os atos e depois a ameaçou com a divulgação das imagens.
As investigações identificaram sete vítimas, que têm entre 13 e 17 anos. Os crimes aconteceram entre 2023 e 2025, segundo a polícia.
Conforme a delegada Thais Zanatta, o homem utilizava os eventos que organizava para se aproximar e atrair potenciais vítimas.
“Durante a investigação, a gente conseguiu apurar que ele utilizava desses eventos destinados ao público infanto-juvenil como um comportamento predatório, que é onde ele teria acesso mais facilmente a essas adolescentes. Inclusive, quando ele fazia as divulgações em escolas e faculdades, ele já aproveitava para captar essas adolescentes”, detalha. De acordo com a delegada, o homem não tinha passagens policiais.
A defesa dele divulgou uma nota informando que os fatos referentes à prisão serão esclarecidos e reafirma o compromisso com a transparência e a “observância estrita das garantias constitucionais”.
A organização do evento informou, em nota oficial, que está acompanhando os fatos e o encontro é “maior do que qualquer indivíduo, construído coletivamente pela comunidade”. Em vídeo, afirmou ainda que Pompeu foi expulso e a equipe se solidariza com todas as vítimas.
A Polícia Civil reforça que outras vítimas ou pessoas com informações relevantes devem entrar em contato com o NUCRIA pelo telefone (45) 3226-7023, Disque 100 ou pelo Disque 181.
A nota da defesa do evento “Jinrou: O Encontro das Feras” na íntegra:
O Jinrou – O Encontro das Feras é um evento cultura e comunitário que sempre teve como objetivo promover integração, diversão e respeito entre os participantes.
Nos últimos dias, chegaram ao nosso conhecimento informações e acusações de natureza pessoal envolvendo Henrique Pompeu, que foi citado em matérias publicadas. Diante disso, ressaltamos que:
1 – Estamos acompanhando e aguardando o pronunciamento oficial das autoridades competentes, para que todos os fatos sejam devidamente esclarecidos.
2 – O Jinrou – O Encontro das Feras é maior que qualquer indivíduo, sendo construído coletivamente pela comunidade que o apoia e participa.
A prefeitura de Cascavel, uma das patrocinadoras do evento, manifestou repúdio à conduta e reforçou que não tem nenhum envolvimento ou responsabilidade sobre a condução das atividades do acusado e que apoia as investigações policiais.
O município também decidiu pelo cancelamento do evento previsto para os dias 13 e 14, no Teatro Municipal, até que o caso seja elucidado.