Paraná Calendário

Outubro é mês ‘brincalhão’, com Dia das Crianças e das Bruxas

João Marcelo Simões
outubro brincalhao

Festa do Dia das Crianças no Pinheirinho (Foto: José Fernando Ogura/SECOM)

Outubro em Curitiba é por natureza um mês “brincalhão”, tendo em vista a agenda cultural e de eventos em torno do Dia das Crianças (12) e, no final do mês, o Dia das Bruxas (31).

Isso quer dizer que a alegria corre solta pela cidade. Neste fim de semana, por causa do Dia das Crianças, há diversas atividades programadas na cidade.

Ao longo das próximas semanas, as comemorações continuam, com festas nas regionais até culminar com o Halloween, no fim do mês. Outubro tem essa particularidade: é o mês da Padroeira do Brasil e também de todas as bruxas.

Além disso, o 31 de outubro também é Dia do Saci. A data vem de uma tentativa de aproximar o Dia das Bruxas à cultura brasileira, em contraponto ao Halloween — de origem celta e popularizado pelos Estados Unidos.

Divertidas, estas tradições também caregam um forte cunho econmômico. O Dia das Crianças é a terceira data para mo comércio, atrás apenas do Natal e Dia das Mães.

O Halloween, nos últimos anos, também vem ganhando apelo e lojas de decorações e fantasias embarcam na data e no faturamento. “Doces ou travessuras” é um jargão que entrou para o vocabulário nacional.

As vendas de produtos em torno da ocasião crescem 30% ao ano, de acordo com a Associação Oficial de Artigos para Casa, Presentes e Festas (ABCASA). A alta procura por artigos de festa por decoradores contribuem para solidificar o feriado no Brasil.

Para celebrar o Dia das Bruxas, o Mercado Municipal do Capão Raso promove o evento “Slime do Terror” no dia 25. O dia conta com baile assombrado, decoração de chapéus, camarim do horror e roda de histórias tenebrosas. A ocasião é gratuita.

Algumas atrações para as duas datas:

Algumas iniciativas ao redor das ocasiões são: o Lazer no Bairro, com atividades lúdicas; os shows infantis no Teatro da Vila na Cidade Industrial de Curitiba; a programação especial do Mercado Municipal Capão Raso e as ações das Casas da Leitura de Curitiba impulsionando os baixinhos a lerem. Para o dia mais horripilante do ano, o Mercado Municipal Capão Raso promove o evento “Slime do Terror”.

O Lazer no Bairro acontece em alguns locais da cidade. Na praça Zumbi dos Palmares, marco do bairro Pinheirinho, ocorre das 13h às 17h. A família inteira pode se divertir com materiais esportivos, jogos, perna de pau, entre outras atividades para alegrar o Dia das Crianças. No CIC, o evento acontece na Praça da União, no coração do bairro, e conta com um boneco inflável e cama elástica. A participação é gratuita.

Com temas divertidos planejados para cada dia, a programação do Dia das Crianças do Mercado Municipal com a Trupe dos Piratas domingo (11) e Fundo do Mar no domingo seguinte, dia 18. No dia 11, haverá a venda de peixes beta por R$ 1. A entrada é gratuita. No meio do mês, o Mercado também promove eventos da Oktoberfest, com comidas e bebidas Alemãs.

No Teatro da Vila, no CIC, o grupo MusicaR encena duas sessões da peça “Oliver” às 14h30 e 16h no sábado (11). As apresentações são abertas à comunidade, com entrada franca. A obra é baseada no clássico “Oliver Twist” de Charles Dickens. Às 16h do mesmo dia, o Teatro promove o espetáculo Se Essa Rua Fosse Minha, com ingressos custando R$ 60 (inteira). Com a doação de brinquedo, o ingresso ganha desconto. O evento traz ao palco clássicas brincadeiras do folclore brasileiro como “Cabra Cega” e “Amarelinha”. A peça se repete no mesmo horário no dia seguinte (12).

Literatura infantil

Nas Casas da Leitura, as narrativas infantis correm soltas em diversos pontos da cidade. Na Casa da Leitura Hilda Hilst, na Rua da Cidadania Cajuru, acontece sexta (10) a oficina “Contação de histórias – Dia das Crianças é Todo Dia”. A Casa da Leitura Jamil Snege, no bairro Fazendinha, promove na próxima terça (14) a roda de histórias “Era uma Vez o Dia das Crianças” às 16h15.

No Tatuquara, a Casa da Leitura Laura Santos faz a “Contação de histórias – Gabriel Tem 99 Centímetros” às 10h e 16h do dia 22, uma quarta. A “Miguelito Entre Sementes e Jardins” acontece na Casa da Leitura Miguel de Cervantes às 15h no dia 15, também numa quarta. No mesmo dia, ocorre a roda “A Doida” na Casa da Leitura Maria Nicolas, às 10h no segundo piso da rua da cidadania de Santa Felicidade. Nos dias 14, 21 e 28 acontece o “Clubinho da Leitura – Especial Mês das Crianças!” às 9h30 e 14h na Casa da Leitura Marcos Prado no Alto Boqueirão.

Programação monstruosa

Para celebrar o Dia das Bruxas, o Mercado Municipal do Capão Raso promove o evento “Slime do Terror” no dia 25. O dia conta com baile assombrado, decoração de chapéus, camarim do horror e roda de histórias tenebrosas. A ocasião é gratuita.

⚠ Comunicar erro