
O Outubro Rosa é o mês de conscientização do câncer de mama, o segundo tipo de câncer com maior incidência entre mulheres, no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Somente no Paraná, por exemplo, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima uma média de 3.650 novos diagnósticos da doença por ano.
Nesse sentido, a campanha Outubro Rosa visa promover a reflexão sobre os cuidados necessários para a saúde integral da mulher – física, mental e espiritual -, com foco na prevenção do câncer de mama e do câncer de útero.
O início do Outubro Rosa traz à discussão pública a pauta da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O movimento tem suas raízes na Sociedade Americana Contra o Câncer, que idealizou a ocasião em 1985. A causa foi popularizada em Nova York no outono de 1991 quando, durante a primeira Corrida pela Cura, foram distribuídos laços cor-de-rosa para as participantes. Hoje, a prática tem apelo global.
Celebrada no Paraná desde 2011, a campanha Outubro Rosa alerta a população sobre o câncer de mama.
No Estado, são muitas as ações, que duram o ano todo. a mais recente foi o lançamento da Carreta Saúde da Mulher, em setembro. A unidade móvel de saúde propõe prestar exames médicos gratuitos a 18 mil mulheres em mais de 40 cidades do Paraná.
A Secretaria da Saúde do governo do Paraná recomenda que mulheres entre 50 a 69 anos realizem exames de rastreamento do câncer de mama com frequência.
De acordo com o Ministério da Saúde, o sintoma mais recorrente é o aparecimento de um nódulo na mama. Geralmente indolor e duro, serve de alerta para a procura de um diagnóstico. Outros sintomas incluem inchaço na pele; descamação, ulceração ou inversão do mamilo e alteração na circulação do sangue na mama.
O Paraná tem 24 hospitais para o tratamento do câncer no SUS em 15 municípios diferentes.
Caminhada
Para marcar o mês de conscientização, caminhadas estão programadas em Curitiba.
Na sexta-feira, a Associação Comercial do Paraná (ACP) lança a Campanha Outubro Rosa 2025 com caminhada na Rua XV. A caminhada começa às 9 horas, na Praça Osório e segue em direção à sede da ACP, no final do calçadão.
Neste ano a campanha tem como tema “Mexa-se! Atitude é a melhor prevenção”. Diversas atividades estão agendadas logo após a caminhada, com ações e serviços gratuitos voltados para a saúde da mulher. As atividades vão até às 13h.
No sábado, uma ação do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP)vai levar balões rosas para a Praça do Japão. A instituição também promove uma caminhada no dia 26 de outubro.
Incidência do câncer de mama
No passado, o Inca estimou uma média de 3.650 novos casos de câncer de mama no Paraná, demonstrando uma incidência de 41,06 casos por 100 mil habitantes. Em Curitiba, estimou-se no mesmo estudo 770 novos casos no ano; uma taxa ajustada de 46,05 por 100 mil habitantes. Em outro estudo, o Inca colocou a taxa de mortes por câncer de mama em relação aos óbitos causados por câncer em mulheres como 15,3% na região sul.