
Uma verdadeira paixão gastronômica dos curitibanos, a coxinha agora conta com um festival só para si e que ainda foi incluído no calendário oficial de Curitiba. É que entrou em vigor recentemente a lei municipal 16.508/2025, aprovada na Câmara de Vereadores e que estabelece que o Festival da Coxinha acontecerá todos os anos, no mês de maio, com duração de três semanas.
Segundo o vereador Renan Ceschin (Pode), autor do projeto que incluiu o Festival da Coxinha no calendário curitibano, o evento tem o objetivo de destacar o tradicional salgado, celebrando sua popularidade e criando um evento que envolva os diversos bares e estabelecimentos da cidade. A ideia é que diversos bares e estabelecimentos gastronômicos participem da iniciativa, oferecendo diferentes versões e preparo da coxinha. Também é possível a realização de competições entre bares participantes, degustações, workshops culinários e promoções especiais voltadas para o prato.
A expectativa é que o evento, que deverá ser anual, comece a ser realizado a partir do próximo ano.
Ceschin também explicou que a nova legislação, além de oficializar o festival no calendário de Curitiba, também servirá para valorizar a coxinha como parte da cultura gastronômica da cidade e para incentivar a economia local, impulsionando micro e pequenos empreendedores. A capital já é movimentada por eventos semelhantes, como o Festival de Pão com Bolinho e o Festival de Carne de Onça, que já integram o calendário oficial.
A lei 16.508/2025 foi publicada no Diário Oficial de Curitiba de 16 de abril e já está em vigor.