Palestra fala sobre tratamento para síndrome do pânico

Redação Bem Paraná
MIS

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) sedia hoje, às 19 horas, a palestra “Som Binaural e seus poderes terapêuticos” Foto: Divulgação MIS-PR

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) sedia hoje, às 19 horas, a palestra “Som Binaural e seus poderes terapêuticos”. O projeto é uma ação cultural e científica aprovada pelo edital da Fundação Cultural de Curitiba (Edital 093/2023 – Lei Paulo Gustavo), que investiga o uso terapêutico das batidas binaurais no tratamento da síndrome do pânico e da ansiedade. O palestrante será o acadêmico Eugênio Texeira Fim, estudioso do tema. O evento será gratuito e indicado para pessoas acima de 16 anos. Para participar é necessário se inscrever por meio do email educativomis@seec.pr.gov.br.

As batidas binaurais são um fenômeno auditivo que ocorre quando dois tons com frequências ligeiramente diferentes são enviados separadamente a cada ouvido, geralmente por meio de fones. O cérebro, ao processar esses estímulos, não percebe os dois tons distintos, mas sim uma terceira frequência resultante da diferença entre eles.

Esse efeito, conhecido como Frequency Following Response (FFR), representa a maneira como o cérebro “segue” e interpreta essa nova frequência gerada, podendo influenciar estados mentais como relaxamento, foco ou meditação.