Reprodução capa livro Epopéia Boiadeira

O livro “Epopeia Boiadeira: Resgatando a História’, de Sinval Silveira Pinto, será lançado em Palmeira, região dos Campos Gerais. O lançamento será no Hall do Cine Teatro Municipal, às 19 horas desta quinta-feira, 9 de novembro. Lançado em julho deste ano, na Biblioteca Pública do Paraná (BPP), a publicação conta em versos o drama vivido no Paraná pelos produtores de café do norte do Estado quando os cafezais foram dizimados pelo fenômeno da “geada negra”, na madrugada de 17 para 18 de julho de 1975.

“Esse lançamento em Palmeira é importante porque a cidade faz parte deste momento histórico que aconteceu no Paraná”, explica o autor que, entre os projetos futuros, está percorrer o Estado com sua obra. “Ainda neste ano, em dezembro, estarei em minha cidade natal, Ribeirão do Pinhal, e Santo Antônio da Platina”, diz.

Para 2024, Sinval revela que a gráfica e editora Fábrica do Livro, responsável pela publicação, e ele estão em tratativas com a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), do Paraná, para lançar o livro, ao menos, nos municípios que foram mais afetados pela geada negra. ” Nossa ideia é recorrer ao REFIC, que é uma linha de incentivo e fomento à cultura do governo. Essa será a primeira vez que irei recorrer a dinheiro público para desenvolver meu trabalho com os livros”, conta.

Sinval Silveira Pinto é natural de Ribeirão do Pinhal, Paraná. Mesmo já aposentado das comitivas, se apresenta como peão de boaideiro e peão de rodeio em todas as modalidades. “Eu sou e sempre serei peão”, sentencia. Além disso, ele é autor de quatro obras, incluindo “Nos Rodeios da Vida”, lançado em 1996 na 14ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo; “Quem tem Amor tem Saudade”, lançado em 2010 na 21ª Bienal Internacional do Livro em São Paulo.

“Epopeia Boiadeira: Resgatando a História” é uma obra fascinante que mergulha nas memórias das últimas comitivas do Estado do Paraná. Desde as lidas com boiadas nas estradas, tangendo cavalos, mulas e burros ao som do berrante, até os desafios enfrentados durante a Geada Negra. A obra narra passo a passo os eventos marcantes que ocorreram no Norte Pioneiro.

Retrata as boiadas levadas para outros estados, como Mato Grosso e o Pantanal, antes do represamento do Rio Paraná pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. As viagens de longas distâncias, a vida e a lida dos peões de boiadeiros são exploradas em detalhes, transportando o leitor para o emocionante universo desses peões.

Um aspecto único da obra é a presença de poemas na métrica da Pajada, que retratam o dia a dia dos peões campeiros e seus costumes. Esses poemas são uma homenagem aos heróis anônimos que ajudaram a moldar a identidade do Paraná e do Brasil por meio de seu trabalho árduo e dedicação às boiadas.

Por acreditar que nós morremos, mas a história não pode morrer o autor nos inspira ao ressalta a importância de preservar e compartilhar o legado e as histórias dos peões de boiadeiro, e do interior com a força da cultura popular.

“Epopeia Boiadeira: Resgatando a História” é um testemunho vivo desse compromisso e um convite para todos se envolverem em uma viagem emocionante pelo passado.

O evento de lançamento contará com a presença do autor Sinval Silveira Pinto, que estará disponível para autógrafos e para compartilhar suas experiências com o público presente e seus convidados. “Epopeia Boiadeira: Resgatando a História” estará disponível para compra na biblioteca pública do Paraná e no dia do lançamento.

Sobre o autor:

Sinval Silveira Pinto, o Cowboy Poeta, nasceu em Ribeirão do Pinhal, Paraná. Além de peão de boiadeiro e peão de rodeio em todas as modalidades, é autor de diversas obras literárias que destacam a cultura e a tradição dos campos brasileiros.

Serviço:

Lançamento do Livro “Epopeia Boadeira -Resgatando a História – Contos Poéticos”

Onde: Hall do Cine Teatro Municipal de Palmeira – à Rua Luiza Trombini Malucelli, 134, Centro – Palmeiras

Quando: 9 de novembro às 19 horas

6733fd70-65f0-4165-9a46-28af9ddbc0ef