A equipe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), da Defesa Civil do Paraná, ganhou um reforço. O meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Diulio Patrick Pereira Machado, passa a integrar, a partir desta terça-feira (30), a equipe.
A presença do profissional tornará a comunicação entre as duas instituições mais ágil e assertiva, além de auxiliar nas ações preventivas relacionadas a desastres climáticos.
De acordo com o major Anderson Gomes das Neves, chefe do Cegerd, a chegada de um meteorologista ao órgão fortalecerá o trabalho já desenvolvido, principalmente na capacidade de análise de eventos extremos, o que resultará em melhorias na emissão de alertas.
“O Simepar sempre ofereceu apoio com previsões e alertas, mas a presença de um meteorologista dentro da Defesa Civil muda a qualidade do nosso trabalho. Não se trata apenas de prever se vai chover ou não, e sim de avaliar a capacidade dessa chuva de causar desastres. Esse olhar técnico vai qualificar ainda mais as nossas emissões de alerta”, afirma.
TRAJETÓRIA – Machado foi aprovado em um processo seletivo do Simepar no início de setembro e, desde então, passou por treinamento na sala de operações da instituição. Nesse período, acompanhou e analisou, entre outras ocorrências, a passagem da frente fria que ocasionou um tornado no município de Santa Maria do Oeste, no dia 22.
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pesquisou durante a graduação o rastreamento de massas de ar frio extremo. Também atuou no projeto Paraná Chuva, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), monitorando condições meteorológicas em datas e locais de ocorrências graves. Atualmente, cursa mestrado na UFPel, na área de meteorologia sinótica, com pesquisa sobre ciclones explosivos no Oceano Atlântico.
Antes de ingressar no Simepar, trabalhou em uma empresa de São José dos Campos, no monitoramento de descargas elétricas durante tempestades. “Espero contribuir com o que o Simepar já faz, e prestar um serviço mais específico, mais localizado. Será positivo trazer para a Defesa Civil um olhar de prevenção, além das ações de resposta”, afirma.
ATUAÇÃO – Diulio construirá o mapeamento dos processos que serão realizados pela meteorologia no Cegerd. O modelo de trabalho é inspirado no mesmo utilizado pelas equipes de meteorologistas do Simepar que já atuam dentro da Defesa Civil de Santa Catarina e do Espírito Santo. A previsão do tempo diária no Paraná, feita em parceria com a equipe de plantão na sede do Simepar, contribuirá para a emissão de alertas da Defesa Civil para a população.
“A parceria com a Defesa Civil do Paraná já é consolidada há anos. Sabemos o quanto as informações da previsão do tempo são essenciais para a tomada de decisão com relação aos alertas, e a presença do Diulio agora preenche uma lacuna na agilidade da informação, e do envolvimento em todas as etapas do processo de prevenção às ocorrências climáticas”, afirma Sheila Paz, gerente de Meteorologia do Simepar.