UPA DO PINHEIRINHO
UPA DO PINHEIRINHO

As unidades básicas de saúde de Curitiba vão funcionar normalmente neste feriado do Dia do Trabalho. A medida surpreendeu quem trabalha nos postos de saúde da capital, já que nos feriados somente as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas ficam abertas. O motivo é a pressão que os casos respiratórios, covid, traumas, de dengue, pressão alta e diabetes vem causando no sistema de saúde de Curitiba. Serão 108 postos abertos para a população para atendimento normal, segundo informações da Secretaria Municipal de Curitiba.

Há mais de um mês, as UPAs e hospitais do SUS na cidade trabalham com capacidade máxima a ponto de a Prefeitura de Curitiba ter criado um esquema especial. De acordo com informações apuradas pelo Bem Paraná, os funcionários dos postos foram avisados que trabalhariam na quarta de feriado na tarde deste terça (30).

Alta de atendimentos

Em março de 2024, a média de pessoas atendidas nas UPAs foi de 4.285 por dia, um número 25% maior comparado ao mesmo mês do ano passado.

Em janeiro deste ano, as UPAs atendiam, em média, a 3.223 pacientes por dia. Ou seja: dois meses depois, as unidades passaram a receber mais 1.000 pacientes todos os dias.

Em 2024, até 13/4 foram realizados 17.034 atendimentos por suspeita de dengue em toda a rede municipal. Neste mesmo período no ano passado, tinham sido apenas 378 atendimentos por conta desta doença. Ou seja, houve um aumento do número do atendimento por suspeita de dengue em 45 vezes.

De acordo com a secretária Beatriz Battistella. não apenas o volume de atendimento é um fator complicador, como também o tipo de atendimento necessário nestes casos. “O atendimento dos pacientes de dengue é demorado”, explica. “O paciente com suspeita de dengue precisa fazer prova do laço, ter seu caso notificado, ficar recebendo soro, receber medicação”, completa.

Nesta mesma conjuntura, a cidade também passa por um aumento de atendimento de casos respiratórios. Em 2024, a rede municipal de saúde registrou desde o início do ano até 6/4, 162.327 atendimentos por sintomas respiratórios, um número 64% superior ao esperado para este período, que seria de 98.970 atendimentos, de acordo com a série histórica.

Os atendimentos por sintomas respiratórios em 2024 superam não apenas a média da série histórica, como também os números registrados por atendimentos respiratórios especificamente nos últimos anos (pandemia e pós-pandemia).

Em 2020, no mesmo período, haviam sido registrados 112.409 atendimentos respiratórios. Em 2021, 149.030. Em 2023, 116.606. Somente 2022 registrou número de atendimentos superiores a 2024, com 200.609, no mesmo período.

Casos leves nas unidades básicas

A SMS reforça à população para que procure as 104 unidades básicas de saúde em casos leves ou não urgentes.

Os pacientes de Curitiba também podem procurar atendimento via Central Saúde Já, para queixas leves agudas. A Central Saúde Já funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive nos feriados. Nos sábados e domingos funciona das 8h às 20h.

As UPAs são unidades voltadas ao atendimento de casos graves e de emergências de saúde. As UPAs trabalham com um sistema de classificação de risco. Assim, aqueles pacientes com queixas mais urgentes são priorizados, enquanto os demais casos podem aguardar mais tempo.