Parada da Diversidade LGBTQIAPN+ de Curitiba já tem data marcada

Editado por Josianne Ritz
ae8d2ae0-5063-4569-9ef3-347deb597785

(Franklin de Freitas)

A 24ª Parada da Diversidade LGBTQIAPN+ de Curitiba já tem data, tema e local. Será no dia 28 de setembro na Avenida Marechal Deodoro, no Centro da cidade. O tema será “Envelhecer com orgulho: por saúde, bem-estar e políticas públicas sustentáveis”. A expectativa é receber 60 mil pessoas.

Leia mais

“Este ano, vamos às ruas para afirmar que nossas vidas importam em todas as idades — e que merecemos envelhecer com dignidade, segurança e orgulho”, diz comunicado dos organizadores nas redes sociais. “É dia de lutar por políticas públicas, celebrar nossa diversidade e mostrar que ninguém solta a mão de ninguém.” Participantes podem esperar uma variedade de apresentações, incluindo DJs, cantores, drag queens e grupos de dança.

A organização da 24ª Parada da Diversidade LGBTQIAPN+ também abriu inscrições para os artistas que querem se se apresentar no evento. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo link do formulário. Inscrições abertas de 14 de agosto até às 15h do dia 22 de agosto. “Este é um chamado para todes que acreditam que a arte é arma, é cura, é protesto e é celebração!”.

A história da Parada da Diversidade LGBTQIAPN+ de Curitiba

Foi em 31 de janeiro de 1995 que mais de 500 pessoas se reuniram no centro da cidade, na Boca Maldita, para trazer visibilidade, promover e defender os direitos da população LGBTQIA+. O evento foi considerado “oficialmente a primeira parada gay do Brasil”.

A data coincidiu com a fundação da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), que em seu primeiro ato contou com a inscrição de 40 grupos de diversas partes do país. Atualmente, apenas seis deles permanecem em atividade, mas muitos outros surgiram, oriundos dessa iniciativa, totalizando mais de 200 entidades de luta pelos direitos da população de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros em todos os estados brasileiros.”