Paraná bate recorde e é campeão na reciclagem de vidro

Redação Bem Paraná
vidro

Paulo H. Carvalho/Agência Brasilia

O Paraná é o Estado brasileiro que proprocionalmente mais recicla vidro. Auditoria feita pela instituição gestora Circula Vidro, entidade validada pelo Ministério do Meio Ambiente, e divulgada nesta semana demonstra que 56,84% de todas as embalagens de vidro utilizadas no estado foram recicladas.

É um recorde nacional e representa o dobro da média de todo o país, que ficou em 25,1%. Os dados são referentes a 2024 e são os mais recentes disponíveis no Brasil.

A Circula Vidro é a única entidade gestora dos resíduos gerados por embalagens de vidro no Brasil e foi instituída por uma parceria.

A parceria é entre a Abividro (Associação Brasileira da Indústria do Vidro), a Abrabe (Associação Brasi a Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas) e o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), instituições que representam fabricantes e grandes consumidores.

Para cada 6 toneladas de vidro reciclado, evita-se a produção de uma tonelada de CO2 no processo produtivo. Esse dado tem como fonte a indústria vidreira.

A meta estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente é que, até 2030, a reciclagem de embalagens de vidro atinja uma média nacional de pelo menos 40%.

“Começamos a gerar resíduos de vidro ainda bebês, a partir do uso da mamadeira. O vidro é uma matéria-prima 100% reciclável e que pode ser reaproveitada infinitas vezes, fomentando a economia circular”, destaca o CEO da Circula Vidro, Fábio Ferreira. Segundo ele, o Paraná é a Unidade da Federação que ficou em primeiro lugar, de acordo com o relatório produzido em 2024 e divulgado esta semana.

O Ministério do Meio Ambiente monitora os avanços dos índices de reciclagem de todas as matérias primas disponíveis para consumo, como papel, plástico, alumínio, metal e eletrônicos. O vidro passou a ser monitorado em 2024, quando a Circula Vidro foi lançada. Os dados anteriores, registrados no Sinir (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos) apontavam um índice baixo para a reciclagem de vidro no Brasil: 11%, apurados em 2019.

A meta estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente é que, até 2030, a reciclagem de embalagens de vidro atinja uma média nacional de pelo menos 40%.

COMO O VIDRO CONTRIBUI COM O MEIO AMBIENTE
Para cada 6 toneladas de vidro reciclado, evita-se a produção de uma tonelada de CO2 no processo produtivo. Esse dado tem como fonte a indústria vidreira. Confira, a seguir, o que significa, na prática, evitar a emissão de uma tonelada de dióxido de carbono (CO₂):

  1. Evitar dirigir cerca de 5.000 km em um carro a gasolina comum — o equivalente a uma viagem de ida e volta entre São Paulo e Salvador.
  2. Plantar e manter 50 árvores por 10 anos, considerando o tempo necessário para elas absorverem essa quantidade de CO₂.
  3. Economizar cerca de 400 litros de gasolina — isso impede a emissão de aproximadamente 1 tonelada de CO₂.
  4. Deixar de consumir carne vermelha por um ano — uma pessoa média que faz isso reduz cerca de 1 tonelada de CO₂, considerando toda a cadeia de produção da carne.
  5. Evitar um voo de ida e volta entre São Paulo e Nova York — esse trajeto emite cerca de 1 tonelada de CO₂ por passageiro.
  6. Trocar todas as lâmpadas de uma casa por LEDs eficientes e usá-las por cerca de 5 anos — pode resultar em uma economia de aproximadamente 1 tonelada de CO₂.