
O ano de 2024 mostrou a força do turismo religioso no Paraná, segundo a Secretaria do Turismo (Setu-PR) e o Comitê de Turismo Religioso do Paraná. Ambos fizeram muitas ações nos último ano, como diversos fóruns, simpósios, cursos de capacitação e promoção de rotas religiosas que movimentaram o setor.
- Terminal Guadalupe, em Curitiba, fecha 2024 com 723 mil integrações temporais no transporte, alta de 22%
- Aeroporto do Brasil é eleito o segundo mais pontual do mundo
O anteriormente chamado Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso do Paraná foi formalmente elevado à condição de Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso, em conformidade com a Resolução nº 059/2024 da Secretaria de Estado do Turismo (Setu). A partir deste ano, o grupo passa a atuar de maneira mais formal e permanente, com maior autonomia para propor políticas, articular parcerias e fomentar iniciativas no setor.
Com 21 instituições integrando sua composição, o Comitê também está envolvido em quatro rotas religiosas: Rota do Rosário (no Norte Pioneiro e Campos Gerais), Caminhos de Salette (Oeste), Caminho Santiago de Dois Vizinhos (Sudoeste) e Caminho das 7 Capelas (também no Oeste).
Turismo religioso em 2025
Para este ano, com uma maior gama de possibilidades, o Comitê do Turismo Religioso do Paraná deve atuar no fomento e integração entre os setores, incentivando o empreendedorismo dentro do segmento, realizar um amplo mapeamento para identificando os potenciais turísticos estaduais e realizar uma qualificação integrada de profissionais.
Além disso, o Comitê tem como foco para 2025 fortalecer a identidade regional por meio do turismo; ampliar a divulgação de atividades e roteiros ligados ao turismo religioso paranaense; desenvolver novos planejamentos estratégicos voltados ao setor; além de trabalhar na composição e articulação de novas legislações da área.
Neste ano também acontece o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, evento já consolidado entre líderes religiosos, empresários e profissionais ligados ao setor. Com expectativa de atrair centenas de participantes, o fórum será realizado de 8 a 10 de abril, em Foz do Iguaçu (Oeste) e demonstra o compromisso da iniciativa em abrigar todas as matrizes religiosas. O município conta com atrativos ligados a fé cristã, templos budistas, terreiros e tendas de umbanda e candomblé, além de uma vasta comunidade islâmica.