Paraná é um dos estados com mais acidentes e mortes por choque elétrico

Copel alerta para a necessidade de cuidado redobrado no período de férias, quando crianças ficam mais tempo em casa

Rodolfo Luis Kowalski
PASSO A PASSO COMO TROCAR UMA TOMADA COM SAIDA PARA O FIO TERRA

Choques elétricos mataram 49 pessoas no Paraná em 2024 (Foto: Franklin de Freitas)

O Paraná é um dos estados brasileiros com mais ocorrências de acidentes e mortes por choque elétrico. É o que revelam dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), os quais apontam que no ano passado foram registrados 81 casos e 49 mortes por choque elétrico no estado.

Entre todas as unidades da federação, apenas São Paulo (93 casos), Bahia (92) e Santa Catarina (83) tiveram mais acidentes. Já com relação aos óbitos, o Paraná ficou em terceiro lugar, atrás só de Bahia (79 mortes) e São Paulo (64). Em todo o Brasil, houve 759 óbitos e 1.077 acidentes ao longo do ano passado, informa ainda a Abracopel.

Férias escolares demandam cuidado redobrado

Com as férias escolares, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) alerta para a necessidade de cuidados redobrados para se evitar ocorrências e tragédias desse tipo. Nesta época do ano as crianças ficam em casa na maior parte do tempo, e grande parte dos acidentes acontecem justamente dentro das residências.

“Eletricidade é invisível e pode ser letal. É muito importante manter as instalações elétricas das nossas casas em dia, sem improvisos, procurando profissionais habilitados para esses trabalhos. Também se recomenda não sobrecarregar tomadas com benjamins ou extensões, ou utilizar eletrodomésticos e equipamentos eletroeletrônicos com fiação exposta ou cabos partidos”, orienta o gerente da Divisão de Engenharia de Segurança do Trabalho da Copel, Rodrigo Marcacine Resende.

O especialista também orienta a nunca usar aparelhos de celular ou tablets enquanto estão sendo carregados, porque representam perigo iminente de choques elétricos. A utilização de protetores de tomada evita que crianças insiram objetos metálicos no acesso à rede.

A Copel ainda informa ser fundamental manter distância das redes de energia para evitar acidentes que podem ser fatais. Em caso de emergências, o 0800 51 00 116 da linha direta da Copel pode ser acionado de qualquer telefone. Faça a ligação e tecle 1 para situação de risco à vida ou acidente com a rede elétrica.

Acidentes com pipa

O levantamento da Abracopel destaca ainda que contatos acidentais com a rede de energia corresponderam ao maior número de ocorrências. Na manhã do último dia 26, por exemplo, equipes da Copel trabalharam no restabelecimento da energia a 2,3 mil consumidores na cidade de Pato Branco, no Sudoeste paranaense. Um curto-circuito causado por linha de pipa em contato com a rede elétrica causou o desligamento.

“O contato das linhas das carretilhas com os cabos de energia pode ocasionar curtos-circuitos e conduzir energia até a pessoa que está soltando a pipa, levando a acidentes severos, até mesmo fatais, por choque elétrico”, alerta ainda Marcacine. “Sob nenhuma hipótese a pessoa deve tentar resgatar uma pipa enroscada na rede. Não há brincadeira que valha o risco de perder uma vida.”