Paraná em alerta duplo para tempestade: ventos já chegam a 73 km/h

Josianne Ritz

(Foto: Franklin de Freitas/Arquivo Bem Paraná)

Frente fria já avança sobre o Paraná neste domingo (27) associada a um sistema de baixa pressão e traz ventos fortes. Segundo balanço do Simepar até as 15 horas em Laranjeiras do Sul, os ventos chegaram a 73 km/h. O Paraná está em alerta duplo laranja e amarelo para tempestades até a segunda (28), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas já atuam na região Oeste e Sudoeste e avançam pelos demais setores do estado no decorrer do dia. As condições são propícias para rajadas de ventos moderados a fortes ao longo do dia nas diversas regiões. Também já chove em Foz do Iguaçu

Frente fria e tempestade no Paraná: o vento nas cidades do Paraná até as 15 horas deste domingo (27)

Laranjeiras do Sul (73,4 km/h)
Altônia (70,2 km/h)
Pinhão (67,3 km/h)
Ubiratã (65,5 km/h)
Guarapuava (64,4 km/h)
Cascavel (63,7 km/h)
Santa Maria do Oeste (61,5 km/h)

Efeitos do ciclone extratropical

A formação de um ciclone extratropical no oceano na altura das regiões Sul colocam o três estados em área de risco para tempestades com ventos de até 130 km/h. Segundo o Metsul, o vento intenso em decorrência do ciclone se estenderá ainda nesta segunda, 28 de julho, ao Leste de Santa Catarina, ao Leste do estado do Paraná e ao Leste do estado de São Paulo com rajadas mais intensas no Litoral Sul catarinense.

Leia mais:

Conforme os meteorologistas, o ciclone extratropical se forma a partir do centro de baixa pressão que atua neste domingo. 27, sobre o Rio Grande do Sul e que provoca chuva em todo o estado. Essa baixa pressão avança para o Oceano Atlântico, na costa gaúcha, e dará origem ao ciclone entre o final deste domingo e o começo da segunda, 28.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o deslocamento de uma frente fria pelo oceano, associada a um sistema de baixa pressão que se intensifica sobre o Paraguai, aumenta a instabilidade atmosférica em todas as regiões do Paraná.

Podem ocorrer pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas no Oeste e Sudoeste durante a manhã que avançam pelos demais setores do estado no decorrer do dia. As condições são propícias para rajadas de ventos moderados a fortes ao longo do dia nas diversas regiões paranaenses.

Segundo MetSul, no Paraná, na Serra do Mar e na costa, diferentes locais podem experimentar vento nas rajadas de 60 km/h a 90 m/h, mas isoladamente superiores.