
Depois do veranico, a queda de temperatura, todo o Paraná entrou em alerta amarelo para tempestades. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) até a noite de terça (26).
De acordo com o Simepar, a terça será chuvosa em Curitiba e com temperaturas mais baixas, variando entre 11 e 14 graus. A boa notícia é que já na quarta (27), a chuva vai embora, mas as temperaturas permanecem amenas, variando entre 12 e 22 graus até sexta (29).
Há previsão ainda de um novo veranico rápido a partir do dia 3 de setembro que vai elevar a temperatura a 32 graus no dia 5 de setembro.
Veja a previsão do tempo para os próximos dias em Curitiba

Leia mais
- Frio e chuva no Paraná: temperatura despenca 20°C em 12 horas; veja previsão
- 22 dicas para garantir a segurança antes, durante e depois de tempestades
Além do alerta amarelo para tempestades, perigo de incêndios persiste em Setembro
O risco de incêndios florestais no Paraná é ainda mais crítico no mês de setembro, com clima seco e redução nos índices de chuva. Quem mora no campo encara este período como crítico para incêndios no meio rural. Com a vegetação mais suscetível ao fogo, os riscos aumentam, trazendo ameaças à produção agropecuária, ao meio ambiente e à segurança das pessoas.
Os números do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) reforçam o alerta: 5.244 focos de incêndios florestais foram registrados no Estado até 14 de agosto. Em 2024, os incidentes atingiram o recorde histórico de 13.720 ocorrências. A estiagem severa do ano passado levou o governo estadual a decretar emergência no Paraná, atendendo à solicitação do Sistema FAEP devido aos prejuízos expressivos em diversos municípios.
“Esse é o período mais desafiador para o produtor rural, porque a combinação de tempo seco, ventos e baixa umidade cria as condições ideais para a propagação do fogo. É preciso redobrar os cuidados e estar preparado para agir de forma preventiva”, alerta o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.