Paraná Segurança Pública

Paraná esclarece sete de cada dez assassinatos, mostra pesquisa

AEN-PR, editado por Rodolfo Luis Kowalski
pcpr

No topo do ranking, Paraná é o estado que mais esclarece homicídios no Sul e Sudeste (Foto: Sesp)

De cada dez assassinatos ocorridos no Paraná, sete acabam sendo esclarecidos. É o que revela a mais recente edição da pesquisa Onde Mora a Impunidade, do Instituto Sou da Paz, publicada nesta segunda-feira (6). Conforme o levantamento, o Paraná tem o maior índice de esclarecimento de homicídios das regiões Sul e Sudeste do País, com 72%.

Os dados são de 2023 e apontam um crescimento de 12 pontos percentuais em relação a 2022, o que colocou o Estado na faixa de alto desempenho. Os dados foram levantados a partir de denúncias dos Ministérios Públicos, consultadas via Lei de Acesso à Informação. A média nacional é de apenas 36%, metade da paranaense.

Segundo o Governo do Estado, o desempenho do Paraná nessa edição da pesquisa demonstra a alta qualidade das investigações. O estado figura entre as três unidades da Federação que mais esclarecem assassinatos, ficando atrás somente do Distrito Federal e Rondônia. Dez estados nem foram mapeados por apresentarem dados incompletos.

Além disso, os dados também apontam evolução constante do Paraná. Em 2018, segundo o instituto, o Estado solucionou 12% dos homicídios, em 2019 o índice saltou para 49% e nos dois anos seguintes a taxa ficou na faixa de 70%, a mesma do indicador mais recente.

Polícia Civil do Paraná é destaque

Os dados colocam o sistema de segurança pública estadual em destaque novamente, acompanhando tendência observada nos últimos anos. Além desse indicador, a Polícia Civil do Paraná (PCPR) tem um trabalho que supera a taxa apontada pela pesquisa, pois esclareceu 84% dos homicídios em 2023 e 97% dos homicídios em 2024, taxas comparáveis a países desenvolvidos. Nessa análise é levada em consideração a elucidação com o apontamento de autoria no inquérito policial.

A metodologia da PCPR incorpora as regras do Uniform Crime Reporting (UCR), estabelecidas pelo FBI (Federal Bureau of Investigation). Essas diretrizes são o padrão nacional dos Estados Unidos, referência mundial em estatísticas policiais. O cálculo é feito da seguinte maneira: número total de crimes resolvidos em um período, dividido pelo número total de casos ocorridos naquele período temporal. Ou seja, os casos resolvidos podem ser do período atual ou de anos anteriores. Em 2023, dos 1.868 crimes, 1.571 foram solucionados. Em 2024, dos 1.701, 1.652 foram esclarecidos e oferecidos ao MPPR.