Daniel Castellano/SMCS/Arquivo

Boa parte do Paraná está em alerta amarelo para tempestades neste sábado (30). Há previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta amarelo abrange 347 das 399 cidades do Paraná abrangendo Norte Pioneiro Paranaense, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Sdoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Sudeste Paranaense e Centro-Sul Paranaense.

Curitiba, que sofreu estragos na sexta por causa de uma tempestade rápida e forte, está de fora do alerta do Inmet De acordo como Simepar, aliás, não deve chover na capital paranaense no fim de semana. O céu deve ficar nublado, com poucas aberturas de sol, e muito calor. Neste sábado, os termômetros devem alcançar os 28 graus e no domingo (1), 29 graus. Porém, no domingo à noite, as tempestades podem voltar e com força na Região Metropolitana de Curitiba e Litoral do Paraná; “À noite, um sistema frontal se deslocará em direção ao Paraná, o que poderá causar tempestades intensas, especialmente nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina“, diz previsão do Simepar.

Leia mais

Tempestades deixam rastro de estragos em Curitiba

A chuva forte desta sexta-feira (29) em Curitiba até que não durou muito, mas deixou muitos pontos de alagamento, árvores caídas e problemas no trânsito na capital. O acumulado de chuva chegou a 29,4 mm.

Segundo boletim que contabiliza dados da Defesa Civil e da Central 156 de Curitiba, houve alagamentos nos bairros Cidade Industrial, Guabirotuba, Xaxim, Tatuquara, Pinheirinho, Sítio Cercado, Barreirinha, Centro, Capão Raso, Novo Mundo, Mercês, Umbará, Bigorrilho, Batel e Santa Cândida durante a tempestade.

Ainda houve queda de árvore nos bairros Alto Boqueirão, Augusta, Novo Mundo, Santa Quitéria, Cidade Industrial, Bom Retiro, Pilarzinho, Mossunguê e Juvevê.

Ainda houve bairros que registraram blecautes e problemas nos semáforos: Bacacheri, Mossunguê, Hauer, Uberaba, Alto da Rua XV, Alto da Glória, Tarumã, Juvevê, Cristo Rei, Jardim Botânico e Seminário.

Os canais de atendimento de emergências são os telefones 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba), 193 (Corpo de Bombeiros).