Franklin de Freitas

O Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta laranja para tempestade em praticamente todo o Paraná até às manhã desta quinta (2). A previsão é chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. 

O alerta vale para Curitiba e Região Metropolitana, Litoral, Região Norte, Região Central, Noroeste, Sudoeste e Sudeste do Paraná.

Em parte da regiões Noroeste e Oeste, o alerta é amarelo, ou seja,  chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. 

Águas de março

As águas de março que atingiram Curitiba nesta tarde de terça-feira (1) deixaram várias ruas alagadas em diversos bairros da cidade. De acordo com a Defesa Civil do município, até as 17 horas foram registrados dez pontos de alagamento em ruas dos bairros Pinheirinho, Tatuquara, Xaxim, Bairro Alto, Parolim e Boa Vista.  Segundo o Simepar, os ventos que atingiram Curitiba chegaram a 24,5 km/hora e a precipitação acumulada de 48,0 mm registrados na estação pluviométrica do CEMADEM localizada no bairro Atuba.

Balanço de fevereiro

Em fevereiro de 2022 a chuva ficou abaixo da média histórica na maior parte das cidades paranaenses. Déficit de chuva foi mais expressivo em parte do norte e no leste do Estado, déficit acima dos 100 mm em alguns municípios. Destaque para Guaratuba, com anomalia negativa de precipitação de 188 mm.

De acordo com o Simepar, houve poucos sistemas organizados que atuaram no Paraná, como frentes frias. No geral as instabilidades atuaram de forma isolada e rápida, condição mais típica de verão.