Paraná ensino

Paraná prepara programa de intercâmbio para pós-graduação com mil vagas anuais

Para ter acesso ao benefício, os candidatos precisam ser aprovados em processo seletivo de mestrado em uma das universidades conveniadas

AEN, editada por Isabelle Sales
capa-ranking-uepg

Governo do Paraná e Instituto Trajetórias anunciam intercâmbio internacional para pós-graduação (Foto: Seti)

O Governo do Paraná está fechando parceria com o Instituto Trajetórias para oferecer intercâmbios a estudantes de pós-graduação. Representantes da Seti e da Fundação Araucária se reuniram nesta quinta-feira (4), no Museu de Arte Contemporânea da USP, em São Paulo, para alinhar as diretrizes da cooperação. A expectativa é que um Memorando de Entendimento (MOU) seja assinado ainda este mês.

O projeto contará com participação de outros estados, como Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul, além das cidades de Recife e Rio de Janeiro e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo é fortalecer a capacitação em temas estratégicos, ajudando estudantes a enfrentar desafios globais como mudanças climáticas, desigualdade e desenvolvimento tecnológico.

Bolsas e descontos para instituições renomadas no exterior

O Instituto Trajetórias pretende selecionar 350 bolsistas em 2026 e 2027, chegando a mil estudantes por ano a partir de 2032. A instituição negocia descontos de 20% a 100% em mensalidades em universidades internacionais de prestígio, como Yale (EUA), Imperial College London (Inglaterra), Tsinghua Shenzhen (China), École Polytechnique (França) e Monash (Austrália).

Além disso, os acordos buscam captar doações para criar um fundo de empréstimos a juros baixos, facilitando que brasileiros custeiem despesas durante os estudos no exterior.

Entre as áreas prioritárias para concessão das bolsas estão ciência, tecnologia, engenharia, matemática, políticas públicas, saúde e educação. Para ter acesso ao benefício, os candidatos precisam ser aprovados em processo seletivo de mestrado em uma das universidades conveniadas. Parte das vagas nesses programas de intercâmbio será reservada para servidores públicos dos estados e municípios signatários dos acordos.

Retorno qualificado

Além de facilitar o acesso a programas internacionais de pós-graduação, o memorando que será assinado ainda neste mês prevê a articulação de uma rede de pesquisadores e incentiva a reintegração dos egressos ao Brasil, com o objetivo de aplicar o conhecimento adquirido em benefício do desenvolvimento regional e nacional. A instituição parceira conta com o apoio da Fundação Lemann e representa um avanço na política paranaense de internacionalização acadêmica e capacitação profissional em áreas estratégicas.