Paraná recebe investimento de R$ 9,1 bilhões em nova unidade da Klabin

Recursos serão usados para erguer nova unidade que vai abrir 11 mil postos de trabalho na região dos Campos Gerais

Redação Bem Paraná

Rodrigo Félix Leal/ANPr - Governador esteve em Ortigueira para o anúncio do empreendimento

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da Klabin Papel e Celulose, Critiano Cardoso Teixeira, anunciaram ontem um novo investimento da empresa no Paraná. No total, a indústria vai investir R$ 9,1 bilhões na ampliação da fábrica de Ortigueira (Unidade Puma), que está em operação desde 2017.
Ratinho Junior destacou que o empreendimento da Klabin é o maior investimento privado da América Latina. “É um projeto que contribuirá para o desenvolvimento de todo o Paraná”, afirmou o governador que esteve em Ortigueira para o lançamento da primeira escola técnica para formação de profissionais para a indústria de papel e celulose, numa parceria entre o Estado e a indústria.
A construção da nova planta vai abrir 11 mil postos de trabalho na região. Em comunicado ao mercado, a direção da empresa explica que a unidade Puma II abrange a instalação de duas máquinas com capacidade de produção de 920 mil toneladas anuais de papéis Kraftliner. A companhia estima iniciar as atividades da nova planta em 2021.
Na Unidade Puma, a Klabin já opera a produção de celulose branqueada (fibra curta, fibra longa e fluff), que continuará abastecendo os mercados interno e externo com capacidade anual de 1,6 milhão de toneladas.
Escola técnica
O governador também firmou uma parceria para a instalação da primeira escola técnica de operação florestal do Brasil. A criação do Centro Estadual de Educação Profissional Florestal e Agrícola de Ortigueira, nos Campos Gerais, é uma parceria entre o Governo do Estado, Klabin e a prefeitura do município, e terá capacidade de receber até 800 alunos. A unidade vai ofertar cerca de 300 vagas em regime de internato e semi-internato, possibilitando o ingresso de estudantes de diferentes regiões do País.