Paraná Educação

Paraná registra a menor taxa nacional de abandono escolar nos últimos anos do ensino fundamental

Dados são do Anuário da Educação Básica do Brasil, elaborado pelo instituto Todos pela Educação

AEN, editado por Lycio Vellozo Ribas
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Sala de aula no Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira.

O Paraná conquistou uma importante marca na área da educação: reduziu bastante taxa de abandono, alcançando uma posição de destaque no cenário nacional. Os dados estão na edição 2025 do Anuário da Educação Básica do Brasil, divulgada nesta quinta-feira (25) pelo instituto Todos Pela Educação.

No ensino fundamental II, a taxa de abandono caiu de 2,7% em 2014 para apenas 0,2% em 2024. Com esse resultado, o Paraná assumiu a liderança nacional, à frente da média da região Sul (0,5%) e distante da média brasileira (3,5%). Há dez anos, o Estado ocupava apenas a 10ª posição nesse ranking.

No ensino médio, também houve avanço expressivo: o abandono passou de 6,8% para 1,3% no mesmo período, uma redução de 80,8%. Com isso, o Paraná subiu da 8ª para a 4ª posição nacional, atrás apenas de Pernambuco (0,7%), Espírito Santo (1,1%) e Goiás (1,2%). O índice estadual também é melhor que as médias da região Sul (3,1%) e do Brasil (3,2%).

Atraso escolar

Outro destaque é a redução do atraso escolar. Entre os alunos do ensino médio, o porcentual de estudantes com dois ou mais anos de defasagem caiu de 20,9% em 2014 para 10,6% em 2024. O resultado coloca o Paraná na 2ª posição nacional, atrás apenas de São Paulo (9,5%). A média brasileira é de 17,8%, enquanto a média do Sul é de 16%.

Nos anos finais do ensino fundamental, a queda ficou semelhante. Foi 18,9% em 2014 para 9,7% em 2024, o 4º menor índice do País, bem abaixo da média nacional (15,7%) e da Região Sul (13,9%).

Avanços

Os avanços refletem o efeito de um conjunto de políticas públicas implementadas pela Secretaria de Estado da Educação desde 2019. Entre elas, está o programa Presente na Escola, voltado ao monitoramento diário da frequência dos estudantes e alerta a escolas e famílias sobre faltas, inclusive via WhatsApp, permitindo intervenções precoces. O Programa de Combate ao Abandono Escolar, por meio do Sistema Educacional da Rede de Proteção (Serp), realiza buscas de estudantes com faltas prolongadas, com visitas domiciliares e articulação com conselhos tutelares.

Investimentos na compra de novos ônibus escolares urbanos e agrícolas também eliminam barreiras logísticas, enquanto a distribuição gratuita de material escolar e os investimentos em infraestrutura tem dado melhores condições de aprendizagem à comunidade escolar. O apoio à saúde escolar, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), também reduz ausências prolongadas por questões de saúde física e mental.

Outros indicadores

Os dados do Anuário da Educação Básica também confirmaram outros bons indicadores do sistema de ensino paranaense, especialmente em questões relacionadas à infraestrutura. Apenas no 1º semestre de 2025, o Paraná destinou R$ 1 bilhão para melhorias na infraestrutura das escolas e outros R$ 132 milhões em reformas para 1.600 colégios.

O Paraná é o estado brasileiro com a maior proporção de escolas que contam com laboratórios de ciências. No Estado, 77,1% das unidades dos anos finais do ensino fundamental e 83,5% das escolas de ensino médio estão equipadas com laboratórios, índices bem acima da média nacional, que é de 26,9% e 46,9%, respectivamente.

O Estado também possui o maior percentual de escolas equipadas com laboratórios de informática entre todos os 27 entes federativos. Das unidades escolares que ofertam os Anos Finais do Ensino Fundamental, 88,4% contam com a infraestrutura para aprendizagem com equipamentos de informática. No Ensino Médio, esse número salta para 90,9%. Para efeito de comparação, a média brasileira é de 46,8% e 73%, respectivamente.

“Hoje, nossos alunos contam com recursos e plataformas digitais para auxiliar nos estudos”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. “Educação também é investimento, e a melhoria das condições das escolas e dos materiais utilizados se refletem diretamente na qualidade do processo de ensino e aprendizagem, garantindo que o Paraná continue a ter a melhor educação do País”.