Paraná Alerta

Paraná registra mais duas suspeitas de intoxicação por metanol e soma três casos em investigação

Josianne Ritz
metanol

Levy Ferreira/SECOM

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) notificou o Ministério da Saúde neste sábado (4) sobre mais dois casos suspeitos de intoxicação por metanol no Estado, após ingestão de bebida alcoólica. Agora o Paraná soma três casos em investigação.

Os novos pacientes são uma mulher de 31 anos residente de Foz do Iguaçu e um homem de 71 anos residente de Curitiba. Eles fizeram ingestão de bebida alcoólica destilada e apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação por metanol, como dor atrás dos olhos e episódios convulsivos.

Os dois pacientes estão internados em serviços de saúde das respectivas cidades e deverão realizar coleta de material que será analisado laboratorialmente para confirmação ou descarte da intoxicação. O quadro clínico da mulher é considerado leve, enquanto do homem é considerado grave.

O primeiro caso é de Curitiba. paciente é um homem de 60 anos, morador de Curitiba, que deu entrada em um hospital da capital na última quarta-feira (1º) após ter sido atropelado e relatar ingestão de bebida alcoólica destilada.

Leia também

Durante a internação, o quadro de saúde do paciente se agravou, apresentando sinais compatíveis com intoxicação por metanol. Ele segue em estado grave e inconsciente. A Sesa, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, monitora a evolução do caso e aguarda o resultado de exames laboratoriais que poderão confirmar ou descartar a intoxicação.

Intoxicação por metanol no Brasil

Até as 16h desta sexta-feira (3), 113 casos de intoxicação por metanol após a ingestão de bebida alcoólica haviam sido registrados em todo o país, informou o Ministério da Saúde. A pasta começou a divulgar um boletim diário dos casos, com base nos dados enviados pelos estados.

Ao todo, são 11 casos confirmados e 102 em investigação. Na divisão por estados, São Paulo lidera com 101 registros (11 confirmados e 90 em investigação).

Metanol: o que fazer?

A orientação das autoridades de saúde é que, diante de suspeita de consumo de bebidas alcoólicas contaminadas, a população procure imediatamente atendimento em unidades de pronto atendimento ou hospitais. Serviços de saúde devem comunicar o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) para receber orientação adequada sobre condutas e tratamentos.