
O Paraná teve confirmada nova morte em decorrência da dengue. O boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)divulgado ontem confirmou 897 novos casos da doença e mais um óbito, a terceira do período.
O novo óbito, ocorrido em 30 de dezembro do ano passado, é de um homem de 67 anos com comorbidades que residia no município de Londrina, na 17ª Regional de Saúde.
Os dados do atual período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, somam 66.024 notificações, 8.931 diagnósticos confirmados e três mortes.
A publicação traz ainda dados sobre Chikungunya e Zika, doenças que também têm como vetor o mosquito Aedes aegypti. No período atual, foram contabilizados 194 casos confirmados de Chikungunya, com um total de 777 notificações da doença no Estado.
No que se refere ao Zika Vírus, foram registradas 36 notificações, sem casos confirmados.
Curitiba — O Mutirão Curitiba Sem Mosquito da Prefeitura de Curitiba mobilizou na terça-feira agentes comunitários e de endemias da Secretaria Municipal da Saúde e equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Regional Boa Vista em uma ação coletiva de combate à dengue na Vila Esperança, no bairro Atuba.
Nesta semana, além do Boa Vista, o mutirão de limpeza passa pelas regionais CIC e Boqueirão. Antes, esteve nas regionais Cajuru, Bairro Novo, Pinheirinho e Tatuquara. Até agora, em menos de um mês, foram coletadas 30 toneladas de lixo.
Além do Mutirão Curitiba Sem Mosquito, a Prefeitura de Curitiba desenvolve outras ações para conter a proliferação de focos do Aedes aegypti, como o monitoramento por armadilhas do mosquito e uso de drones, além de bloqueios quando necessários.