metanol
Levy Ferreira/SECOM

O Paraná registrou o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta sexta-feira (3). O paciente é um homem de 60 anos, morador de Curitiba, que deu entrada em um hospital da capital na última quarta-feira (1º) após ter sido atropelado e relatar ingestão de bebida alcoólica destilada.

Leia também

Durante a internação, o quadro de saúde do paciente se agravou, apresentando sinais compatíveis com intoxicação por metanol. Ele segue em estado grave e inconsciente. A Sesa, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, monitora a evolução do caso e aguarda o resultado de exames laboratoriais que poderão confirmar ou descartar a intoxicação.

Metanol: o que fazer?

A orientação das autoridades de saúde é que, diante de suspeita de consumo de bebidas alcoólicas contaminadas, a população procure imediatamente atendimento em unidades de pronto atendimento ou hospitais. Serviços de saúde devem comunicar o Centro de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná (CIATox) para receber orientação adequada sobre condutas e tratamentos.