Paraná tem 50 mil vagas de cursos técnicos na rede estadual

Redação Bem Paraná
Educação em Tempo Integral tem novidades com Novo Ensino Médio –

Além do curso, alunos contam com orientação para estágios (Lucas Fermin/SEED)

Estudantes que ingressam no primeiro ano do ensino médio em 2024 na rede estadual têm a chance de cursar, junto, cursos técnicos ofertados na rede do Estado. Eles podem aproveitar as últimas vagas de cursos técnicos integrados ao ensino médio. Disponíveis em todas as regiões do Paraná, as 50 mil vagas abrangem cursos como administração, agronegócio, desenvolvimento de sistemas, programação de jogos digitais, hospedagem e gastronomia.

Para verificar a disponibilidade, os interessados devem se dirigir à sua escola de origem até o dia 12 de janeiro, data limite para manifestar interesse, fazer a inscrição e garantir sua garantir sua vaga.

A integração tem como objetivo proporcionar aos estudantes uma formação profissional aliada ao ensino médio, permitindo que concluam os estudos e já consigam ser inseridos no mercado de trabalho. A iniciativa, viabilizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), oferece aulas ministradas no mesmo turno regular e dentro da mesma escola.

“As aulas são conduzidas pelos professores da rede, proporcionando uma integração efetiva entre a teoria e a prática, somando o ensino profissionalizante ao regular, ou seja, o estudante faz o ensino médio e junto um curso técnico, e conclui os dois ao mesmo tempo, em três anos”, destaca Roni Miranda, secretário estadual da Educação.

Durante o curso, os alunos contam, ainda, com incentivos e orientação para estágios remunerados por meio do programa de empregabilidade, também de iniciativa da Seed-PR, ampliando as oportunidades de inserção no mundo do trabalho.

Para este ano, a expectativa é de que mais de 100 mil estudantes façam cursos técnicos junto com o Ensino Médio.

Roni Miranda enfatiza que a formação técnica integrada ao ensino médio não apenas enriquece o currículo acadêmico, mas também promove uma transição mais preparada para o mercado de trabalho. “Investir na formação técnica é investir no futuro do Paraná. Essa modalidade de ensino proporciona aos jovens uma base sólida tanto para a continuidade dos estudos no ensino superior, quanto para a inserção profissional imediata. Estamos comprometidos em oferecer oportunidades de qualidade e preparar uma nova geração de profissionais qualificados”, afirma.

Segundo o presidente da Fenabrave, Andretta Júnior, 2023 representa um ano de recuperação para o setor automotivo, impulsionado por medidas provisórias com estímulos fiscais que acabaram alavancando o mercado e a melhoria do crédito por conta da queda da taxa de juros. “A disponibilidade e o custo do crédito têm muita influência na decisão de compra pelos consumidores. Com a queda da inadimplência houve maior disponibilização de crédito pelas instituições financeiras e isso foi percebido pelo mercado”, afirmou.

Além disso, a Fenabrave prevê que 2024 será um ano ainda melhor do que foi 2023, com alta de 13,54% nas vendas globais (o que totalizaria 4.518.871 unidades emplacadas). Para os automóveis e comerciais leves a estimativa é a de aumento de 12%, totalizando 2.440.887 unidades. A venda de caminhões, por sua vez, deve crescer 10%, enquanto o segmento de ônibus deve ter alta de 20% e o de motocicletas, de 16%.A alta demanda é sazonal, especificamente a partir da metade de janeiro até a primeira semana de fevereiro. Isso porque as pessoas deixam para comprar os produtos pouco antes do início das aulas.