
O Paraná tem alerta duplo de tempestade até terça (2), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O alerta laranja do Inmet avisa sobre o risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso abrange 113 cidades do Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Centro Ocidental Paranaense e Centro-Sul Paranaense.
Leia mais
O alerta amarelo prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O alerta vale para 321 cidades do Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Centro-Sul Paranaense e Centro Oriental Paranaense, Vale do Itajaí.

Alerta amarelo para ventos
O Litoral do Paraná, por sua vez, tem alerta amarelo do Inmet para ventos costeiros fortes também até a noite de terça (2).
De acordo com o Simepar, uma área de baixa pressão atmosférica posicionada na costa da Argentina, associada à formação de um “cavado invertido” sobre o Paraguai e à atuação de um sistema de alta pressão no Atlântico Sul, favorece um escoamento intenso dos ventos entre a fronteira do Paraguai e o Brasil.
No estado do Paraná, registram-se rajadas de vento superiores a 55 km/h nas regiões Noroeste, Norte, Oeste e Centro-Sul. Além disso, esse sistema tem impulsionado o avanço de áreas de instabilidade convectiva, com foco nas regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste do estado.
Como fica o tempo em Curitiba
A terça (2) deve ser de tempo encoberto em Curitiba, com temperatura variando entre 14 e 24 graus. Na quarta (3) e quinta (4), o sol deve brilhar na capital e as máximas sobem para 25 e 27 graus, respectivamente.
Na sexta (5), no entanto, as temperaturas caem e a máxima não passa de 16 graus e as nuvens predominam.