
O Paraná tem cinco universidades entre as 100 melhores da América Latina. de acordo com o ranking de avaliação Times Higher Education (THE) Latin America, divulgado nesta semana. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a 16ª melhor instituição de ensino superior da América Latina. A universidade também é a mais bem colocada no estado do Paraná e a 7ª entre as federais brasileiras.
Leia mais
Veja as universidades do Paraná entre as 100 melhores
16ª Universidade Federal do Paraná (UFPR)
38ª Universidade Estadual de Maringá (UEM)
45ª Universidade Estadual de Londrina (UEL)
46ª Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
69ª Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
UFPR, um das universidades do Paraná, sobe três posições
Nesta edição da classificação, a UFPR subiu três posições em relação ao ano passado, passando do 19º para o 16º lugar. Ao todo, foram avaliadas 214 universidades de 16 países latino-americanos, entre públicas e privadas. No Brasil, 70 instituições de ensino superior foram analisadas.
A Universidade de São Paulo (USP) voltou a assumir a liderança do ranking, posição que não ocupava desde 2017. Das 20 melhores universidades da América Latina listadas pelo THE em 2024, 15 são brasileiras e dessas, 13 são públicas.
Neste ano, o THE adotou novos eixos para avaliação das instituições: Qualidade da Pesquisa, Indústria, Perspectivas Internacionais, Ambiente de Pesquisa e Ensino. A UFPR obteve pontuação geral de 68,6. O cálculo foi baseado nas seguintes notas: 50,0 em Qualidade de Pesquisa; 47,3 em Indústria; 31,8 em Perspectivas Internacionais; 81,8 em Ambiente de Pesquisa e 76,9 em Ensino.
Metodologia
Nesta edição, o ranking atualizou sua metodologia, passando a utilizar 18 indicadores, cinco a mais do que nos anos anteriores. Os indicadores são agrupados nas grandes áreas de Ensino (ambiente de aprendizagem); Ambiente de Pesquisa (volume, renda e reputação); Qualidade da Pesquisa (força, excelência e influência da pesquisa); Perspectiva Internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e Indústria (renda e patentes).
Produzido por uma consultoria britânica, o Times Higher Education é considerado um dos rankings educacionais mais respeitados do mundo.