
Depois dos estrados das chuvas no final de semana e dos recordes de calor registrados em municípios do Paraná nesta segundo, o estado está sob alerta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta manhã de terça, 11, quatro alertas de fenômenos climáticos para todo o Paraná. Dois alertas tem validade para Curitiba e região.
Em dois, o alerta é de grande perigo para uma onda de calor que atinge as regiões oeste e sudoeste. 32 municípios tem alto risco.
Leia mais:
Curitiba tem dois alertas
Um dos alertas prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h), com queda de granizo. Todo o Paraná está coberto pelo risco, que tem validade até a noite desta terça.
Um segundo, com validade até a manhã desta quarta, 12, prevê chuvas para o Norte Pioneiro Paranaense, Região Metropolitana de Curitiba, Noroeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Centro Oriental Paranaense, Centro Ocidental Paranaense e Oeste Paranaense.
Calorão no oeste
Os outros dois são para o calorão que deve atingir algumas regiões do Paraná. Um deles, prevê temperaturas 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias. O alerta é para o Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense.
Confira municípios afetados:
- Boa Esperança do Iguaçu
- Boa Vista da Aparecida
- Capitão Leônidas Marques
- Cascavel
- Céu Azul
- Cruzeiro do Iguaçu
- Dois Vizinhos
- Enéas Marques
- Flor da Serra do Sul
- Francisco Beltrão
- Lindoeste
- Marmeleiro
- Nova Esperança do Sudoeste
- Nova Prata do Iguaçu
- Renascença
- Salto do Lontra
- Santa Lúcia
- Três Barras do Paraná
- Verê
Já o mais grave, prevê temperaturas entre 5ºC e 7ºC acima da média por período de 03 até 05 dias. O alerta é Sudoeste Paranaense e Oeste Paranaense. Os municípios afetados são.
- Ampére
- Barracão
- Bela Vista da Caroba
- Bom Jesus do Sul
- Capanema
- Capitão Leônidas Marques
- Céu Azul
- Flor da Serra do Sul
- Foz do Iguaçu
- Francisco Beltrão
- Itaipulândia
- Manfrinópolis
- Marmeleiro
- Matelândia
- Medianeira
- Missal
- Nova Esperança do Sudoeste
- Nova Prata do Iguaçu
- Pérola d’Oeste
- Pinhal de São Bento
- Planalto
- Pranchita
- Ramilândia
- Realeza
- Salgado Filho
- Salto do Lontra
- Santa Izabel do Oeste
- Santa Lúcia
- Santa Terezinha de Itaipu
- Santo Antônio do Sudoeste
- São Miguel do Iguaçu
- Serranópolis do Iguaçu