
A Secretaria da Inovação (SEI) e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef) do Paraná promovem hoje um workshop no Instituto Paranaense de Cegos (IPC).
A ação é parte do desenvolvimento do 1º concurso público de inovação do Paraná, que será realizado para criação de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual.
O concurso é promovido pelo Estado em um convênio com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A expectativa é de que o concurso seja lançado nos próximos meses.
Durante toda a manhã, técnicos da ABDI e secretarias se reunirão com deficientes visuais do ICP para discutir e vivenciar as dificuldades encontradas pelos usuários de bengalas. O workshop tem como principal objetivo orientar as soluções concretas para o bom desenvolvimento dos equipamentos.
O investimento do Estado na ação será de R$ 3 milhões. A proposta é o desenvolvimento de novas bengalas inteligentes, que poderão incorporar sensores, sistemas de navegação e inteligência artificial. O objetivo é oferecer uma solução mais durável, acessível e tecnologicamente avançada para os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e com baixa visão.