Mais uma ponte estaiada vai ser construída no Paraná. Nesta sexta-feira (17), o governo anunciou o investimento de R$ 45 milhões, via Secretaria das Cidades, para a construção da Ponte Estaiada da Coroa do Norte, em Toledo, no Oeste do Estado.
(Divulgação/PMT)
A obra vai melhorar a mobilidade urbana na região e cria um novo marco para o município. Ela ficará sobre o Rio Toledo e vai conectar as avenidas José João Muraro, próximo ao trevo com a Rua Cascavel, e Maripá, na região da Grande Pioneira. Serão 230 metros lineares e 160 metros de estrutura estaiada.
A ponte, sustentada por cabos de aço, vai conectar os dois extremos da cidade, desafogando o tráfego nas vias do centro da cidade, contando com faixas exclusivas para veículos, ciclistas, pedestres e cadeirantes, além de mirantes para contemplação da paisagem natural.
A Ponte Estaiada da Coroa do Norte será a quarta deste tipo no Paraná, que se soma ao grupo formado por Curitiba, Foz do Iguaçu (Ponte da Integração Brasil – Paraguai) e Guaratuba. “É uma obra de engenharia moderna, uma beleza arquitetônica que Toledo merece. Além de sua função prática, ela vai simbolizar uma nova fase de urbanização e desenvolvimento da cidade”, enfatizou o secretário das Cidades, Guto Silva.
Ponte estaiada de Curitiba (Foto: Daniel Castellano/SMCS/Arquivo)
“A ultramoderna ponte vai criar uma alternativa viária à população da região, reduzindo o tempo de trânsito de milhares de pessoas, criando também um símbolo, um novo cartão-postal para o município”, completou. As obras estão previstas para terem início em março de 2026, com licitação comandada pela prefeitura de Toledo.
Ponte estaiada vai “unir” regiões da cidade
(Divulgação/PMT)
O prefeito Mário Costenaro comemorou o anúncio dessa obra e disse que o momento de isolamento do município ficou para trás. “Este momento excepcional é de responsabilidade do povo desse município, trabalhador, uma terra pujante e diferenciada. Essa é a visão estratégica do governador Ratinho Junior para a região Oeste, que engloba projetos estruturantes, mas voltados para as pessoas. São obras de mobilidade social e urbana, mas que pensam a cidade voltada, focada na qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, assinalou que essa obra se soma às diversas outras na região, como a reconstrução dos 40 km da rodovia Toledo-Assis Chateaubriand. “Pensamos a infraestrutura da região para os próximos 30 anos, com muita união entre o Estado e os municípios. O governador pacificou o Estado e a determinação é que, chegando projetos, a gente toque-os para a frente”, disse.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) já publicou o edital da restauração e ampliação em concreto da PR-239 e da PR-317 entre Assis Chateaubriand e Toledo, na região Oeste. Ambas rodovias vão receber novo pavimento em concreto por meio da técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico atual recebe melhorias e é aproveitado como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto. O DER-PR é uma autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
As pistas serão alargadas para 3,6 metros de largura em cada faixa, com acostamentos externos de 2,5 metros. Também serão implantados 5,7 quilômetros de terceiras faixas em cinco segmentos críticos de ultrapassagem, e 2,2 quilômetros de vias marginais no perímetro urbano de Assis Chateaubriand, nos dois sentidos de tráfego. As marginais terão duas faixas de 3,5 metros e calçadas para pedestres com 2 metros.