
O verão 2024/2025 foi de temperaturas acima da média histórica no Paraná, com marcas que chegaram a passar de 40°C, como em Foz do Iguaçu, que chegou a registrar 40,8°C em um dia da estação muito quente.
Apesar disso, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), não houve a tão propalada onda de calor no Estado.
“Neste verão de 2025, as temperaturas ficaram acima da média climatológica na maior parte do estado, embora não tenha sido configurada nenhuma onda de calor generalizada. A exceção foi o município de Cândido de Abreu que, entre 26 de fevereiro e 4 de março, atendeu rigorosamente aos critérios científicos para onda de calor: temperaturas pelo menos 5°C acima da média climatológica mensal, por no mínimo cinco dias consecutivos”, explica a meteorologista Júlia Crepaldi Munhoz, em postagem no site do Simepar.
Na figura a seguir, são apresentadas as temperaturas mais elevadas registradas durante o verão de 2025:

O outono começou oficialmente nesta quinta-feira (20), às 6h01. Ao longo do dia, as condições do tempo devem se manter predominantemente estáveis, com possibilidade de chuva rápida e isolada no Paraná. A nebulosidade ficará variável, especialmente no Leste (RMC e litoral).
Sexta-feira mantém tendência de ser quente no interior
Para esta sexta-feira (21) é baixa a probabilidade para ocorrência de chuva. No período da manhã, espera-se maior cobertura de nuvens entre as regiões Sudeste, Campos Gerais e Leste, com nebulosidade variável ao longo do dia. As temperaturas se elevarão mais nas faixas norte e oeste, com valores próximos aos 32°C a tarde, enquanto entre as áreas mais ao sul e leste, as temperaturas máximas se comportam de forma mais amenas.