planetário
Concurso nacional para seleção do projeto do planetário do Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (Foto: Divulgação)

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) vai ganhar o mais moderno planetário da América Latina. nesta terça-feira (12 de agosto), o nstituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), órgão do Governo do Estado, vinculado à Secretaria da Educação, publicou o edital de licitação para contratação de empresa que executará as obras do novo Planetário do Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais. O valor máximo da licitação é de R$ 47.317.841,25.

A publicação do edital se dá após o concurso para escolha de projeto arquitetônico, realizado em 2024.

As empresas interessadas poderão participar da disputa pelo sistema eletrônico de licitações do Governo Federal no dia 26 de setembro, às 8h30. O Edital com todos os detalhes está disponível na internet, nas páginas do Portal Nacional de Contratações Públicas, no site de Contratações Públicas do Governo Estadual e no Portal da Transparência do Governo do Estado.

O projeto prevê uma construção com madeira engenheirada, garantindo a sustentabilidade do projeto, com redução de custos e de resíduos. O novo Planetário terá área construída de aproximadamente 5.500 m2, sendo um dos mais modernos do país.

Com investimento total de cerca de R$ 65 milhões do Governo do Estado, o projeto também contempla a revitalização e o paisagismo da trilha do Rio Canguiri, localizada nas dependências do Parque. A previsão é de que a obra seja concluída e o planetário entre em funcionamento já no segundo semestre de 2026, tendo capacidade para receber 140 mil visitantes por ano.

“A construção desse novo planetário representa um importante estímulo ao ensino de ciências no Paraná”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Além do espetáculo oferecido pelo planetário em si, esse tipo de projeto tem a capacidade de despertar o interesse dos nossos alunos por diversos campos do conhecimento, aproveitando as possibilidades oferecidas por toda estrutura do Parque da Ciência”, diz o secretário.

REFERÊNCIA EM TECNOLOGIA 

Projetado para ser referência nacional em divulgação científica, educação, inovação e turismo cultural, espaço possuirá o que há de mais avançado em tecnologia de planetários no mundo, podendo simular o céu com perfeição e projetar até 9 mil corpos celestes em alta definição.

O sistema ainda contará com projetores auxiliares, que podem reproduzir, com alto nível de detalhes, diversos tipos de imagens, vídeos e animações pelo domo semiesférico, criando um ambiente totalmente imersivo para os visitantes.