
Uma nova onda de frio extremo se aproxima do Paraná. A massa de ar polar vai derrubar as temperaturas no Estado, que podem ficar perto do zero em áreas no Centro-Sul. e trazer geada. Em Curitiba, a previsão é de 3 graus e geada forte no domingo (10) do Dia dos Pais.
Leia mais
- Polo gastronômico no coração de Curitiba pode ficar maior
- Ciclone extratropical avança pelo Sul e provoca chuva, vento forte e frio intenso no Paraná
Desde esta quinta-feira (7) um sistema já provocava chuvas no interior. Esse sistema avançaria por outras regiões, inclusive Curitiba, na manhã desta sexta-feira (8). Com o fim da chuva, virá o frio. “Na retaguarda da frente fria, teremos o avanço de uma nova massa de ar polar, que provocará uma queda acentuada nas temperaturas em todo o Paraná. As temperaturas mínimas serão registradas durante a noite de sexta-feira, fenômeno conhecido como inversão térmica, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, e até mesmo em áreas do Noroeste. As temperaturas mínimas ocorrerão à noite, e não pela manhã, como é registrado normalmente”, ressalta Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
Nova onda de frio extremo traz geada para Curitiba
Em Curitiba também esfria bastante ao amanhecer já no sábado (9), mas a mínima prevista fica em 6ºC, sem previsão de geada. Além das manhãs muito geladas na Capital no fim de semana, as tardes ficam geladas mesmo com sol e temperaturas na casa dos 12ºC a 16ºC.
No interior, temperaturas negativas
O amanhecer de sábado (9) será muito frio, com temperaturas negativas no Centro-Sul, Sudeste e em alguns municípios do Sudoeste e dos Campos Gerais. Em localidades como Palmas e General Carneiro, as temperaturas poderão atingir -2°C. Nestas regiões há possibilidade de geada moderada, que poderá ser forte em áreas de baixada e vales, onde a proteção contra o vento favorece ainda mais o fenômeno.
“Essa massa de ar polar avança rapidamente pelo sul do Brasil, resultando em um amanhecer gelado em todas as regiões do Paraná, diferente do que vem ocorrendo durante os últimos invernos, com frentes frias afetando mais intensamente a metade sul”, afirma Furlan.
Em cidades da região metropolitana de Curitiba, como por exemplo a Lapa, as temperaturas ficarão próximas de 0°C no amanhecer de sábado. Em diversas regiões paranaenses, as temperaturas mínimas ficarão abaixo de 5°C, incluindo áreas do Noroeste, como Umuarama e Cianorte, e do Norte Pioneiro, como Londrina. As máximas também vão cair. Em Maringá, por exemplo, que tem previsão de máxima de 27°C nesta quinta (7), deve fazer apenas 18°C da tarde de sábado (8).
No domingo (10), o amanhecer permanecerá frio, com temperaturas negativas no Centro-Sul, Sudeste e em alguns pontos dos Campos Gerais. As temperaturas poderão variar entre -2°C no Centro-Sul e Extremo Sul, e 0°C no Sudeste e nos Campos Gerais. Na Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas também podem ficar próximas de 0°C. No Norte Pioneiro, a temperatura poderá ser ainda mais baixa do que a de sábado (09).
Nova onda de frio extremo: próxima semana
Na segunda-feira (11), as temperaturas mínimas permanecerão abaixo de 10°C em grande parte do Paraná, com possibilidade de geada restrita ao Sudoeste e Centro-Sul. “Isso ocorre porque a circulação marítima transportará umidade para o continente na faixa Leste e nos Campos Gerais, dificultando a queda acentuada da temperatura e a formação de geada nessas áreas, onde as mínimas ficarão em torno de 7°C a 8°C”, explica Furlan.
No Interior, o frio perderá força, e a massa de ar polar começará a se afastar, resultando em temperaturas mais elevadas.