3f1
Veterinários voluntários de Curitiba que partiram ontem para o RS (Franklin de Freitas)

O paranaense vem demonstrando uma grande solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, que sofre desde o começo da semana passada com intensas chuvas que alagaram centenas de cidades.

Desde que uma campanha solidária de arrecadação de donativos foi lançada pela primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, mais de mil toneladas de donativos já foram encaminhados às vítimas do Rio Grande do Sul.

Nesta quarta-feira (8), um comboio com 15 caminhões seguiu com 300 toneladas de produtos doados pelos paranaenses. A campanha de arrecadação foi prorrogada e segue até o dia 22 de maio.

“Esta quantidade de doações é fruto de um trabalho coletivo de todos os paranaenses, liderado pela primeira-dama Luciana Saito Massa, que estão se solidarizando com os nossos irmãos gaúchos. Mil toneladas é um volume extraordinário”, disse o vice-governador do Paraná, Darci Piana, que acompanhou a partida do comboio na quarta.

Além da ajuda material, outras iniciativas também impactam na solidariedade do momento. Na manhã de quarta-feira, cerca de 20 voluntários da Organização Não Governamental (ONG) Veterinários de Rua – Curitiba (@vetsderua.cwb, seguiram para o município de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Esses 20 voluntários se somarão a outros dois grupos que já estão atuando no resgate de animais também vítimas das enchentes que assolam o Rio Grande do Sul.

Fernanda Bassa, médica-veterinária da ONG, explica que o grupo segue com o propósito de montar um hospital de campanha para atendimento dos animais.

O grupo levou cerca de oito toneladas de ração, 12 toneladas de água potável, suprimentos como remédios e roupas. Ela explica que o grupo vai sem data para retorno e que estão preparados para encontrar situações bastante pesadas.

Iniciativas de empresas paranaenses também são notáveis, desde atuar como centro de arrecadação de doações, até fornecer os produtos necessários, como água e comida não perecível.

Doações para o Rio Grande do Sul começam a aceitar roupas e cobertores

Por conta da gravidade dos incidentes registrados no Rio Grande do Sul, a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis (inclusive ração animal), água potável, materiais de higiene e limpeza, colchões e colchonetes nos postos do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná foi prorrogada até 22 de maio. Inicialmente iria até esta última quarta-feira.

Agora, também são aceitos doações de cobertores, roupas, roupas de cama e banho, calçados e utensílios domésticos. As entregas podem ocorrer nas unidades do Corpo de Bombeiros, das Brigadas Comunitárias e do Instituto Água e Terra. As doações podem ser entregues em qualquer unidade do Corpo de Bombeiros Militar das 8h às 20h.

Na terça-feira a Prefeitura de Curitiba também havia prorrogado o período de doações nos mais de 166 locais da cidade por tempo indeterminado.

No boletim divulgado no início da tarde de ontem, o governo do Rio Grande do Sul confirmou 100 mortes em razão dos temporais. Ainda há 128 desaparecidos. Cerca de 230 mil pessoas estão fora de suas casas, sendo 66 mil em abrigos e 163 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos. Ao todo, 417 dos 499 municípios foram afetados pelas chuvas e alagamentos.

Com grande volume de doações, Defesa Civil faz apelo por voluntários na triagem

Devido ao grande volume de doações, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Paraná precisam também do auxílio de voluntários para organização dos materiais recebidos para posterior envio ao estado gaúcho.

Para se tornar voluntário, a pessoa pode enviar uma mensagem para a Defesa Civil Estadual via WhatsApp para o número (41) 3281-2510, informando nome completo e endereço, que o órgão cuida da sistematização e encaminha a pessoa para a unidade que mais precisa próxima a sua localidade.

Ontem, os Correios também divulgaram nota procurando por voluntários em três cidades do Paraná.

“Os Correios selecionam voluntários de Curitiba, Cascavel e Londrina para trabalharem na triagem dos donativos recebidos pela estatal para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] e devem conter nome completo, CPF, telefone de contato e endereço. Os voluntários também devem informar o período em que estarão disponíveis (manhã, tarde ou dia todo) e a cidade em que desejam atuar”, diz a nota.

Mais de 800 unidades dos Correios no Paraná estão recebendo donativos desde a última segunda-feira. Só na terça-feira, mais de 52 toneladas de alimentos, água, roupas, produtos de higiene e limpeza, brinquedos e ração, entre outros foram enviadas do Paraná para o Rio Grande do Sul.