O prefeito Beto Richa entrega hoje (2), às 15h, no Salão Brasil, o certificado do Guinness Livro de Recordes ao Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná, pelo maior pão do mundo, de 1.571,25 kg, feito no dia 13 de novembro de 2008.
O pão foi feito em parceria com a Líder Equipamentos para Panificação, Moinhos Anaconda e apoio da Associação Brasileira da Indústria de Panificação.
“O Guinness fez uma avaliação criteriosa se todas as exigências foram cumpridas”, diz Joaquim Cancela Gonçalves, presidente do Sindicato da Panificação. O antigo recorde era de um pão de 1.100 kg, feito na Polônia.
O pão foi apresentado em evento foi aberto ao público, e contou com mais de 30 profissionais da panificação, que se dedicaram durante todo o dia para fazer um pão gigante e saboroso. Além da finalidade de entrar para o Guinness, o maior pão do mundo também teve seu cunho social, sendo distribuído para a população e instituições de caridade, como o Pequeno Cotolengo, que atende pessoas de todas as idades, portadoras de deficiências.
Confira os ingredientes do maior pão do mundo:
· 1.000 kg de farinha de trigo;
· 1440 ovos;
· 40 kg de fermento;
· 100 kg de açúcar;
· 20 kg de sal;
· 40 kg de margarina;
· 40 kg de leite em pó;
· 2 kg de lecitina de soja;
· 2 kg de extrato de malte;
· 4 litros de azeite de oliva;
· 320 litros de água;
· 20 kg de banha (para untar a forma).