
Foi empossado neste sábado (27) como novo bispo de Paranaguá, no Litoral do Paraná, dom Paulo Alves Romão, que assumiu a diocese de Paranaguá. O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, participou da solenidade.
Nomeado pelo papa Leão XIV, ele é natural de Barra do Jacaré, no Norte Pioneiro, e mais recentemente atuou como bispo titular de Calama e auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro.
“Um novo bispo traz novas esperanças. Tenho certeza de que dom Paulo fará um trabalho muito importante para esta diocese e para o povo do nosso Litoral, que por sinal vem crescendo muito e recebendo grandes investimentos. A Igreja sempre ajuda e faz bem para o povo, e juntos vamos fazer ainda mais pelo Paraná”, afirmou Piana.
“Dom Paulo está preparado para ajudar Paranaguá, terra a qual sou cidadão honorário e não só daqui, mas também de Matinhos e de Guaratuba, com muita honra. Agora, com um novo bispo, teremos novas ideias, novos desafios e um novo trabalho para ser realizado”, acrescentou. “Seja o bom pastor da nossa Diocese de Paranaguá, do povo do Litoral e do Paraná inteiro.”
O bispo dom Paulo Romão se diz feliz em ser ordenado para uma diocese marcada pela fé e pela perseverança de tantas gerações. “Chego com o coração cheio de gratidão e humildade. O Santo Padre, o Papa Leão XIV, me confiou a missão de servir como pastor desta Igreja. Recebo este chamado não como honra, mas como serviço e dom de Deus. Venho para caminhar com a comunidade, para aprender e, juntos, sermos uma só família no Senhor”, disse o novo bispo.
Com a nomeação, ele será o 5º bispo diocesano de Paranaguá. “Coloco o início deste novo tempo nas mãos de Nossa Senhora do Rosário, nossa Mãe Padroeira, pedindo que ela nos ensine a viver com fé, confiança e entrega total a Deus. Trago apenas o desejo sincero de amar esta diocese como a minha família e de me gastar por inteiro no serviço a todos”, acrescentou.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) parabenizou Dom Paulo Romão pela nomeação. “Recebemos, com alegria, a notícia de sua nomeação como novo bispo da Diocese de Paranaguá. Fraternalmente, rogamos a Deus que conduza seu pastoreio junto a essa porção do Povo de Deus. Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Diocese de Paranaguá, seja guia e intercessora em sua missão”, afirmou a entidade em nota.
Quem é o novo bispo?
Dom Paulo Alves Romão nasceu em 6 de abril de 1964, em Barra do Jacaré, no Norte Pioneiro paranaense, área abrangida pela Diocese de Jacarezinho. Após concluir os estudos de Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, no Rio de Janeiro, e de Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, obteve o doutorado em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1997, para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Exerceu os cargos de vigário paroquial, membro do Conselho Presbiteral, pároco de Bom Pastor (no Vicariato Norte), professor da PUC e do Seminário Maior São José, diretor do Departamento Arquidiocesano de Educação Religiosa, coordenador da Pastoral Universitária e assistente Eclesiástico do Movimento Comunhão e Libertação.
Foi nomeado bispo titular de Calama e auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro em 7 de dezembro de 2016, recebendo a ordenação episcopal em 28 de janeiro de 2017. Agora, segue para Paranaguá após ser ordenado bispo pelo Papa Leão XIV.
TURISMO E FÉ – O Dia Mundial do Turismo, celebrado neste 27 de setembro, foi celebrado com uma missa em homenagem ao turista, realizada no Palácio Iguaçu na sexta-feira (26). A cerimônia foi celebrada pelo padre José Aparecido na capela da sede do Poder Executivo Estadual e contou com orações dedicadas aos visitantes e a todos que compõem a cadeia do turismo no Estado.
A celebração buscou refletir sobre a importância da acolhida e do impacto humano que o turismo gera. Com caráter ecumênico, a missa reuniu autoridades e representantes do setor, simbolizando o reconhecimento do turista como um agente de troca cultural e de desenvolvimento social e econômico. A cerimônia foi direcionada para valorizar a experiência do visitante e a contribuição que ele traz para cada destino paranaense.
O turismo religioso representa o terceiro segmento com maior número de atrativos no Paraná, atrás apenas do turismo cultural e do ecoturismo. Com 494 locais mapeados, o Estado oferece uma diversidade de destinos que atraem visitantes em busca de experiências espirituais e culturais.