Paranaguá, no Litoral do Estado, terá nesta quinta-feira (29) um simulado de acidente envolvendo um trem, um ônibus e um carro de passeio. A Portos do Paraná dará apoio ao simulado prático.
A ação será realizada pelo 8º Grupamento de Bombeiros Militares, com o apoio da Autoridade Portuária e as seguintes instituições: SAMU Litoral, Rumo Logística, Guarda Municipal, Defesa Civil, Ambipar e Polícia Militar. Serão 28 vítimas em diferentes níveis de gravidade e vazamento de combustível.
O simulado acontece no entroncamento da Rua José Lobo com a Rua Soares Gomes, na região portuária de Paranaguá.
O objetivo é testar e aprimorar a resposta dos órgãos de emergência a um cenário de crise envolvendo o modal ferroviário, com foco em ações de resgate, atendimento pré-hospitalar, triagem, comunicação entre equipes e contenção de riscos. A atividade segue os protocolos do Sistema de Comando em Incidentes (SCI) e o método de triagem START.
As vítimas serão caracterizadas com maquiagem para simular lesões, tornando a simulação o mais realista possível. A caracterização começará na quinta-feira (29), às 7h, na Central SAMU Litoral, na Rua Domingos Peneda, bairro Estradinha, em Paranaguá. A imprensa está autorizada a acompanhar. Já o bloqueio da via para o simulado começará às 8h e às 8h30 terá início a concentração.
Prevenção