
O Sistema OCEPAR, por meio do Sescoop/PR e o Sistema Fiep, por meio do Colégio Sesi da Indústria, lançam o “Programa de Apoio ao Ensino Médio Sesi/Sescoop”, destinado aos filhos de funcionários de cooperativas e filhos de cooperados.
Com esta parceria, o Sescoop/PR apoiará até 75% do valor das mensalidades para que alunos filhos do público beneficiário possam cursar o Ensino Médio concomitando ao Curso Técnico em Cooperativismo, com carga horário de 1200 horas complementar aos três anos do Ensino Médio, já de acordo com a nova proposta de currículo para o Ensino Médio, que entra em vigor a partir de janeiro de 2022 em todo o território nacional.
Todas as cooperativas que atuam na Região de Rio Negro, Campo Largo, São José dos Pinhais e Curitiba, mesmo com sede em outra cidade, podem se beneficiar do Programa, que é válido para o Colégio Sesi da Indústria Alto da Glória, Boqueirão e CIC, em Curitiba, a unidade do Colégio Sesi da Indústria Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e as unidades do Colégio Sesi da Indústria em Campo Largo e Rio Negro.
“A oportunidade é única, pois as famílias envoltas ao cooperativismo terão acesso aos Colégios Sesi da Indústria também, a uma metodologia de trabalho diferenciada, que tem por objetivo formar profissionais empreendedores, criativos, éticos e inovadores, com foco no desenvolvimento da solidariedade e respeito mútuo. Valores que estão explícitos no propósito de ambas as organizações: pensar global, mas agir local.”, explica a Gerente Executiva de Educação do Sistema Fiep, Fabiane Franciscone.
Serviço:
Programa de Apoio ao Ensino Médio Sesi/Sescoop
Para mais informações sobre o “Programa de Apoio ao Ensino Médio Sesi/Sescoop”, os interessados podem entrar em contato com as unidades abaixo:
Rio Negro: (47) 3641-6425 | Rua José Eduardo Henning, 50 – Estação Nova
Campo Largo: (41) 3291-8430 | (41) 98831 5412 | Av. Padre natal Pigatto, 2027 – Vila Elizabeth
São José dos Pinhais: (41) 2104-6800 | Av. Rui Barbosa, 5881 – Afonso Pena
Curitiba:
Boqueirão: (41) 99685-9047 | (41) 3271-8946 | Rua Dr. Heleno da Silveira, 343
Alto da Glória: (41) 3271-9936 | (41) 3271-9937 | R. Dr. Faivre, 141 – Alto da Glória
CIC: (41) 3271-7102 / 3271-7335 / 3271-7186 / 3271-7289 / 98829-0307 / 98713-6507 | Rua General Potiguara, 210
Metodologia Brasileira, Oficinas de Aprendizagem, faz a diferença na formação dos alunos
Reunir os alunos em mesas redondas, formando equipes para solucionar os desafios propostos pelo professor, estimulando a postura investigativa e, principalmente, promovendo a transdisciplinaridade na educação. Essa é a metodologia utilizada no Colégio Sesi da Indústria.
Em 2011, por meio desta metodologia, o Colégio Sesi da Indústria tornou-se a primeira instituição de ensino brasileira reconhecida com o prêmio Hermès de l’innovation, concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas, na França. Na ocasião, o prêmio foi entregue por Marc Giget, um dos maiores especialistas do mundo na área da inovação, à professora Márcia Rigon, que desenvolveu a metodologia de ensino aplicada no Colégio Sesi da Indústria e que foi considerada, na ocasião da premiação, uma das experiências educacionais mais inovadoras do mundo.
O método, segundo sua idealizadora, prepara cidadãos e profissionais pró-ativos, mais conscientes de suas responsabilidades e mais empreendedores no sentido da inovação, da criatividade e da iniciativa própria. “Nas equipes, os alunos trabalham juntos, com metas e objetivos comuns. Um dos benefícios deste processo é o aprendizado da negociação, que eles levarão para a vida”, dizia Márcia.
Neste sentido, as soft skills, habilidades comportamentais ou competências subjetivas como, resiliência, empatia, colaboração, comunicação e relacionamento interpessoal, essenciais para o mundo do trabalho e para a vida, são estimuladas e desenvolvidas. “Estas habilidades garantem que, no ambiente de trabalho, o profissional estará preparado para lidar com situações adversas, conflitos, metas, desafios e resultados”, comenta Jacielle Feltrin, Gerente de Educação e Negócios do Sistema Fiep.
A autonomia e o desenvolvendo de habilidades para expressar, com mais facilidade, ideias de maneira criativa e dinâmica, também são desenvolvidas e estimuladas a partir da metodologia “Oficinas de Aprendizagem” que, além de avaliações individuais, também promove as avaliações em equipe. Ou seja, os alunos são incentivados a ter mais autonomia em relação aos seus estudos, fazendo com que se tornem mais comprometidos com a própria aprendizagem. “Uma formação integral, que contempla aspectos científicos, tecnológicos, socioculturais e emocionais, é o caminho para a formação de indivíduos capazes de se posicionar, contribuir e transformar a realidade em que vivem”, finaliza Jacielle.
Matrículas Abertas:
As unidades do Colégio Sesi da Indústria em todo o Paraná estão com matrículas abertas para o ano letivo de 2022, de acordo com a oferta de ensino em cada unidade. Todas as informações sobre matrículas estão disponíveis em: www.sesipr.org.br/colegiosesi.