O paredão de areia que se formou em praia no Paraná surpreendeu moradores e veranistas. Aconteceu na praia Brava, em Matinhos, no Litoral do Paraná, na quarta (8). A causa, segundo a Prefeitura, foram os fortes ventos de até 60 km/h e a maré alta que atingiram a cidade.
Leia mais
- Operação milionária promete um Verão tranquilo no Litoral do Paraná; veja o que vai mudar
- Quatro obras vão mudar a cara do Litoral do Paraná
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Sérgio Cioli, a previsão é que a maré baixe nesta sexta (10) e seja possível fazer a terraplanagem e manutenção no local. Ele afirma que a situação está sob controle.
De acordo com nota do Instituto Água e Terra (IAT), os degraus e desníveis na faixa de areia são consequência natural da movimentação do mar. O IAT ainda explicou que os paredões acontecem até mesmo em praias que não passaram por obras de engorda .
Como foi o alargamento da praia no Paraná
Em 2022, o governo do Paraná concluiu a obra de alargamento da orla de Matinhos. A faixa de areia foi ampliada em até 100 metros ao longo de 6,3 quilômetros de extensão, entre o Canal da Avenida Paraná e o Balneário Flórida. O processo em que a faixa de areia é ampliada artificialmente para conter o avanço do mar.
Alerta de ventos fortes
A Marinha do Brasil havia emitido, no início da semana, um alerta de mau tempo que incluía as cidades do litoral paranaense. O aviso, válido entre as noites de segunda-feira (06/10) e terça-feira (07/10), previa ventos fortes vindos de Sudoeste a Sul, com rajadas de até 60 km/h.