
O Parque Azul, no Umbará, em Curitiba, ganhou tonalidade rosa nesta manhã de quarta-feira (15) com a Caminhada do Outubro Rosa, o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e à valorização do cuidado com a saúde da mulher.
Vestidos de camisa cor-de-rosa, 225 alunos e alunas matriculados nas atividades da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), da Regional Bairro Novo, participaram de uma caminhada destacando a prevenção como uma das principais arma para preservar a saúde.
Caminhada, alongamento e piquenique
De acordo com o chefe do núcleo da Smelj, Paulo Ribeiro, os participantes percorreram 2 km das trilhas do Parque Azul. O programa incluiu também distribuição de lenços e um piquenique com os pratos trazidos pelos participantes.
Cuidado aumenta com a idade
O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. A doença responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
Para o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler, para conter o avanço da doença é preciso menos discurso e mais ação.
Conscientização é chave
“O Outubro Rosa não pode ser simplesmente um mês de discurso, tem que ser muito mais um mês de ação. Esta é uma caminhada em prol da vida, uma caminhada de conscientização para que as mulheres façam autoexame, procurem os médicos e estejam prevenidas quanto ao câncer de mama. A ideia é conscientizar o maior número possível de mulheres e demonstrar que a atividade física é um aliado importante”, comentou o secretário.