Paraná

Parque Tanguá é destaque em campanha nacional de turismo

Bem Paraná

O Parque Tanguá ganhou destaque no episódio sobre arquitetura da Descubra o Brasil, campanha do Ministério do Turismo para promover os atrativos do País. O filme, exibido na televisão, mostra, na abertura e encerramento, a imagem do pôr-do-sol no Tanguá, o segundo atrativo mais visitado da cidade.

Situado nas antigas pedreiras da família Gava, junto ao Rio Barigui, o Parque Tanguá foi inaugurado em 1996 na primeira gestão de Rafael Greca como prefeito. O parque mudou o destino da região do bairro Pilarzinho ao preservar a natureza em um local destinado, inicialmente, a abrigar uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial.

Além do mirante e da queda d’água, um atrativo do Tanguá é o Jardim Poty Lazzarotto, que eterniza a memória do artista plástico curitibano.

Campanha

A presidente do Instituto Municipal Turismo, Tatiana Turra, afirma que Curitiba tem muito a mostrar em arquitetura para o Brasil. Temos uma grande diversidade étnica e cultural e isso se reflete na arquitetura, que é composta por diferentes escolas, explica.

Tatiana lembra que o Centro Cívico serviu de inspiração para a criação de Brasília. O então governador do Paraná, Bento Munhoz da Rocha, era muito próximo do presidente Juscelino Kubitschek, com quem tinha uma disputa amigável por quem ergueria o primeiro centro cívico do País, lembra. Na disputa, Curitiba saiu à frente.

A cidade também foi base do movimento Paranista, que aconteceu na década de 1920 e teve grande influência nas artes plásticas, gráficas e na afirmação de características genuinamente paranaenses. Dois exemplos são o Prédio Andrade Muricy e o Edifício Garcez, ambos no Centro.

A capital do Paraná tem ainda exemplos dos estilos neoclássico, germânico urbano, eslavo, colonial português, neogótico, eclético, art-noveau, entre outros.