Muitos passageiros de ônibus de Curitiba levaram um susto nesta semana com cobranças inesperadas de passagens de ônibus em cartões de crédito e de débito. A secretária Tania do Amaral, por exemplo, foi avisada por SMS de três cobranças de passagens de ônibus da Urbanização de Curitiba (Urbs) na madrugada de segunda (25), quando nem estava na cidade de Curitiba. “Na hora, achei que tinham clonado o meu cartão, mas como estava em viagem deixei para ver quando chegasse, mas ainda não consegui que alguém da Urbs me explicasse”, afirmou ela. No site Reclame Aqui, há centenas de reclamações sobre cobranças indevidas de passagens de ônibus em cartões de crédito e débito. A Urbs, no entanto, garante que não se trata de e cobrança indevida, mas sim de cobrança atrasada. Também afirma que os passageiros não terão prejuízo financeiro.
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Segundo a Urbs, cerca de 150 mil cobranças – 10% do movimento mensal por pagamento de débito e crédito – foram impactadas pelo atraso no processamento. A Urbs já notificou a Dataprom, empresa responsável pelo sistema de bilhetagem, com pedido de explicações sobre o ocorrido.
“Foi detectada a formação de uma fila de processamento nas transações com cartões de crédito e débito no transporte coletivo, o que tem causado atraso na compensação da tarifa de ônibus em algumas operações. A situação deve ser normalizada até o fim desta semana”, diz nota, encaminhada pela Urbs ao Bem Paraná.
De acordo com a nota, com a formação da fila de processamento, parte das transações legítimas (efetivamente realizadas pelos usuários) acabou sendo compensada em data posterior ao uso, refletindo no cartão com a data de processamento e não com a data original da passagem. Em condições normais, o processamento do pagamento dos passageiros de ônibus de Curitiba ocorre no mesmo dia. Assim, um passageiro que utilizou o seu cartão no transporte coletivo em 19/8 pode ter o processamento compensado em 25/8 (data em que aparece na fatura).
Segundo a Dataprom, foi identificada uma intermitência na saída/baixa das transações, por conta da substituição de um certificado da Cielo, o que ocasionou fila de processamento.
Urbs garante que não indício de invasão de sistema: passageiros de ônibus de Curitiba podem usar cartões normalmente
A Urbs ressalta que não há qualquer indício de invasão ou violação de segurança no sistema de bilhetagem e que os passageiros de ônibus de Curitiba podem utilizar normalmente os cartões de débito e crédito no transporte coletivo. A empresa também alerta que o passageiro não precisa se preocupar, porque não se trata de cobrança indevida e nem de duplicidade de débito.
Usuários com dúvidas podem ir em Ruas da Cidadania
O usuário que tiver dúvida pode conferir as cobranças no resumo de movimentação do cartão de débito ou crédito ou se deslocar a uma das unidades de atendimento da Urbs nas Ruas da Cidadania para conferir o extrato de utilização no transporte coletivo.
Pagamento por débito e crédito está em vigor desde 2022
O pagamento por débito e crédito no transporte coletivo está em vigor desde 2022. A possibilidade de pagar a passagem utilizando cartões de crédito ou débito está disponível nas 309 linhas, 22 terminais e 329 estações-tubo da cidade.
O sistema utiliza a tecnologia de aproximação (NFC), dispensando a necessidade de digitar senhas. Basta encostar o cartão no validador e liberar a entrada.
Uma das grandes vantagens desse sistema, de acordo com a Urbs, é justamente a segurança – tanto para os usuários quanto para os trabalhadores do transporte público. Com a redução da circulação de dinheiro, os riscos de assaltos e furtos são minimizados, proporcionando um ambiente mais seguro para todos.
Além disso, o sistema de pagamento é off-line, ou seja, a cobrança só é realizada após a passagem pela catraca, em média 15 minutos depois. Não é necessário nenhum tipo de cadastro, basta aproximar o cartão ou dispositivo móvel na leitora e efetuar o pagamento