Paraná

Pedágio eletrônico no Paraná: como funciona o novo sistema sem paradas e onde será instalado

Ana Ehlert
default

Trecho de rodovia no Paraná: BR-163 (Divulgação/EPR Iguaçu)

Pórticos para instalação de três pedágios eletrônicos serão instalados em rodovias administradas pela EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. A empresa obteve junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a autorização para o início das atividades do processo de implantação do primeiro pedágio eletrônico do Estado. 

Os pórticos, que substituem as praças de pedágio convencionais, serão instalados nas cidades de Lindoeste na BR-163, entre Pato Branco e Vitorino na PR-280 e em Ampére na PR-182, locais em que já estava prevista, contratualmente, a instalação das praças. O modelo tem arrecadação de tarifas fixas, previstas no Contrato de Concessão. 

Modelo de pedágio sem filas

O modelo, com pórticos substituindo as praças tradicionais, permite que a cobrança da tarifa seja feita de forma automática quando o veículo passa pela estrutura equipada com câmeras e sensores.

“O Pedágio Eletrônico traz ganhos para a segurança viária e conforto dos usuários. O modelo garante maior fluidez no tráfego, porque não demanda paradas e a cobrança é feita de forma automatizada, garantindo praticidade”, explica o diretor-executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas. 

O diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira destaca que o modelo está alinhado às principais tendências de inovação em mobilidade rodoviária no mundo.

Para o diretor, essa inovação traz uma série de vantagens como o aumento da mobilidade, sustentabilidade e economia para os motoristas. “E vai ao encontro do nosso compromisso com o crescimento regional, modernização e melhoria da malha viária sob concessão, proporcionando a melhor experiência para o usuário”, complementa Moreira. 

Vantagens do pedágio eletrônico 

Como funciona

O pedágio eletrônico funciona por meio de equipamentos de monitoramento instalados nos pórticos, capazes de identificar 100% das passagens, seja por meio da TAG (Dispositivo de arrecadação eletrônica) ou leitura de placas. 

Os sensores são capazes de reconhecer as características dos veículos como altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos. 

O motorista poderá seguir pela via em velocidade constante, respeitando o limite do trecho, sem a necessidade de pausas. 

Como será a cobrança do pedágio eletrônico

No sistema de pedágio eletrônico, a tarifa poderá ser paga de duas formas: Uma delas é por meio da leitura da placa do veículo. Após passar pelo pórtico, o usuário deverá procurar a concessionária, em seus canais de atendimento, para realizar o pagamento da tarifa de pedágio evitando configurar evasão, o que acarreta em sanções. 

Ao optar por essa modalidade, o usuário deve realizar o cadastro de dados pessoais e veiculares na plataforma da concessionária, a fim de viabilizar o envio de avisos de pagamento, evitando a inadimplência. O cadastro pode ser feito imediatamente pelo site epriguacu.com.br/pedagio-eletronico.

Por meio do cadastro, o usuário pode fazer o pagamento diretamente no site da concessionária, aplicativo e ainda em totens que serão disponibilizados em pontos comerciais ao longo do trecho e bases SAU da concessionária.

Outra é por meio da leitura da TAG eletrônica, previamente instalada no para-brisa do veículo, permitindo que o valor seja faturado automaticamente. Essa modalidade garante descontos significativos e graduais de acordo com a frequência do uso (epriguacu.com.br/calculadora-duf), para os condutores de veículos leves. Mesmo para os usuários que optarem por essa modalidade, é necessário que realize o cadastro pessoal e do veículo no sistema da concessionária, a fim de receber notificações sobre possíveis intercorrências com o funcionamento do TAG. 

Sobre a EPR

A EPR é uma plataforma de investimentos em infraestrutura especializada em concessões de rodovias e mobilidade. A empresa prioriza a excelência na prestação de serviços, a segurança e o conforto dos usuários das rodovias, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.

⚠ Comunicar erro