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Pesquisa QualiÔnibus vai avaliar satisfação dos usuários do transporte coletivo em Curitiba a partir da próxima segunda-feira (Foto: Isabella Mayer/SECOM)

Começa na próxima segunda-feira (15) uma pesquisa que pretende avaliar o transporte público de Curitiba a partir da avaliação dos próprios usuários do sistema. A Urbanização de Curitiba (Urbs) e o World Resources Institute (WRI) iniciam neste dia a pesquisa QualiÔnibus sobre satisfação de quem utiliza o transporte coletivo na capital.

Durante dez dias, fiscais da empresa vão ouvir os passageiros sobre temas como acesso ao transporte, tempo de espera, custo, conforto, segurança, integração, confiabilidade, formas de pagamento e recarga de créditos.

O levantamento também vai traçar um perfil dos passageiros e da utilização do transporte coletivo, com perguntas sobre motivo dos deslocamentos, quantidade de ônibus utilizados, frequência de uso e ainda a utilização de outros tipos de transporte, como bicicletas, veículo próprio, táxis e aplicativos.

A intenção é que as avaliações sirvam de base para tomadas de decisões e melhorias no serviço prestado à população, explica o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

“A pesquisa é um balizador que nos ajuda apontar áreas com bom resultado e outras em que é necessário melhorar. Ela é especialmente importante neste momento em que estamos elaborando o edital do novo contrato de concessão do transporte coletivo. Ouvir e entender as demandas dos passageiros é essencial”, diz Maia Neto.

Treinamento para a pesquisa

Nesta quinta-feira (11/9), fiscais da Urbs receberam um treinamento para a aplicação da pesquisa. Cerca de 50 fiscais, identificados com um crachá da Urbs com a palavra pesquisador, vão trabalhar no levantamento, que será realizado nos pontos, estações-tubo e ônibus entre 6h e 19h30.

Como funciona
A pesquisa, com 63 perguntas, dura cerca de 12 minutos. As perguntas seguem uma escala de 1 a 5, que posteriormente são transformadas em notas de 0 a 10.

Serão 958 entrevistas distribuídas em 106 linhas de ônibus do transporte coletivo da capital, explica Clodoaldo Valentim, coordenador da unidade de gestão de riscos da Urbs e responsável pela pesquisa.

“Os fiscais identificados se apresentarão e pedirão permissão para coletar a opinião do usuário. A pesquisa é rápida e simples. Os fiscais vão usar cartões com as perguntas para facilitar a visualização das questões pelos usuários. As respostas são inseridas na plataforma da pesquisa pelo celular”, detalhou. A previsão é que os resultados sejam conhecidos até 30 dias após o término da sondagem.

Resultados
Esse é o segundo levantamento consecutivo da Urbs e da WRI sobre a qualidade do sistema. No ano passado, o transporte coletivo ficou com nota de satisfação média de 6,5, com destaque para a qualidade do atendimento ao cliente (7,5), acesso ao transporte (7,0) e integração (6,9). Os fatores com menor satisfação foram segurança pública e gasto com transporte.

“Com base nesta pesquisa, a Prefeitura, inclusive, colocou em prática políticas públicas para melhorar o serviço para os passageiros. Para ampliar a segurança, por exemplo, foi criada, neste ano, a Patrulha do Transporte Coletivo, com objetivo de coibir furtos e casos de assédio e para combater a prática dos fura-catracas e de rabeira nos ônibus”, lembra Maia Neto.

Outro exemplo foi a manutenção da tarifa de ônibus, de R$ 6, que não é reajustada desde 2023, e que ficará congelada por mais dois anos, durante o período de transição para o novo contrato de concessão do transporte coletivo.