Paraná Pé na estrada e na areia

Pesquisa de turismo mostra os destinos preferidos do brasileiro

Levantamento também aponta que a maioria da população faz ao menos uma viagem de lazer por ano

Redação Bem Paraná
3f1

Linha Turismo de Curitiba: indicadores mostram turismo em alta (Luís Pedruco)

A maioria dos brasileiros faz pelo menos uma viagem de lazer por ano. É o que apontou a pesquisa Tendências de Turismo Verão 2025 – comportamento da população brasileira, encomendada pelo Ministério do Turismo (MTur) e realizada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados. Segundo a pesquisa, 61% da população viaja ao menos uma vez para lazer.

A pesquisa também ouviu os destinos preferidos de quem viaja. As praias ocupam o primeiro lugar, sendo a preferência de 53% da população. Em segundo lugar estão a natureza e o ecoturismo (29%). Empatadas na terceira posição, as atrações culturais ou históricas e aquelas peculiares à saúde e bem-estar representam 16% das escolhas. Já o turismo religioso/espiritual e as viagens com foco na gastronomia atraem 12% cada.

Entre o grupo que realiza esse tipo de viagem, 33% viajam uma vez ao ano, 22% de duas a três vezes e 6% viajam quatro vezes ou mais.

“Mais brasileiros estão conseguindo viajar, muitos deles mais de uma vez por ano. Isso demonstra que estamos no caminho certo e que o brasileiro consegue planejar viagens com mais tranquilidade, investindo em seu bem-estar pessoal”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino

A pesquisa também revelou os principais custos das viagens. Alimentação, hospedagem e transporte aéreo são os maiores gastos, sendo que o transporte aéreo é o mais significativo para 22% dos entrevistados. No entanto, ao considerar os dois principais fatores combinados, a alimentação se destaca, sendo responsável por 38% dos custos.

(Luís Pedruco)


Pesquisa nas redes
Os brasileiros estão utilizando cada vez mais as redes sociais para buscar informações sobre viagens. A pesquisa revelou que quase metade dos entrevistados (47%) recorreu a plataformas digitais como Instagram, Facebook, TikTok e X (antigo Twitter).

As recomendações de amigos e familiares aparecem em segundo lugar, sendo mencionadas por 37% dos participantes. Em seguida, vêm os sites e blogs de turismo, com 22%. Já as agências de viagens e operadores turísticos foram classificadas por 18% dos entrevistados, enquanto os canais de vídeos online somaram 17%.

A Nexus realizou 5.542 entrevistas domiciliares com cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 28 de outubro de 2024. A pesquisa foi realizada a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Turismo do Paraná segue em alta
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira confirmam que o Paraná tem se tornado um destino cada vez mais procurado por turistas nacionais e internacionais. Entre janeiro e dezembro de 2024, as empresas paranaenses ligadas ao setor registraram 13,6% de aumento nas suas atividades, uma variação 4,4 pontos percentuais acima da média nacional, que foi de 9,2% neste período.

Paralelamente ao crescimento no volume de atividades do segmento – que é formado basicamente por negócios relacionados a hospedagem, alimentação, lazer, transporte e agências de viagem – também houve um acréscimo expressivo no faturamento das empresas. Segundo o IBGE, a receita nominal, que reflete o montante bruto arrecadado com a prestação destes serviços, foi 14,8% maior nos 11 meses do ano passado analisados quando comparados ao mesmo período de 2023.

Outro indicador, o de serviços, mostra alta no Estado de 3,9%. Isso também tem relação com o turismo, já que muitos dos serviços estão ligados ao receptivo turístico, como o de alimentação e hospedagem. O resultado do Paraná ficou acima da média nacional, que foi de 3,2% neste intervalo de tempo.