Combater o assédio e a discriminação no ambiente acadêmico e de trabalho na Universidade Federal do Paraná. Com este objetivo, a Associação dos Professores da UFPR (APUFPR) realiza na próxima terça-feira (19), o Seminário “Assédio e Discriminação: Construindo o Enfrentamento na UFPR”. Em formato híbrido, as participações poderão ocorrer de modo presencial ou on-line. Um pesquisa encomendada pela APUFPR, Como um dos subsídios ao debate, a APUFPR encomendou a realização de uma pesquisa sobre as “Condições de trabalho e saúde no retorno ao presencial” para melhor entender quais os impactos que a pandemia teve na saúde dos docentes e observar as mudanças do processo laboral. De acordo com os resultados, 75,4% de assédio por meio de calúnias e fofocas, de abordagens sexuais e com o uso de recursos digitais foram praticadas por colegas de categoria, como consequência de um ambiente profissional extremamente competitivo.
Leia mais
A pesquisa foi realizada em parceria da APUFPR com o Núcleo de Ações em Saúde do Trabalhador (Nast), da PUC-SP, e contou com a participação de 203 professores e professoras da UFPR. A metodologia se baseia no Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA) que tem por objetivo investigar os riscos de adoecimento pelo trabalho, avaliando o contexto e os efeitos nas vivências e na saúde do trabalhador.
Além de fatores que provocavam ambientes de trabalho desfavoráveis antes mesmo da pandemia, como elevada carga de trabalho, baixo reconhecimento, acúmulo de responsabilidades, pressão por produtividade, entre outros, a pesquisa identificou o surgimento de “novos elementos causadores de sofrimento”. Entre eles, mudanças no comportamento dos estudantes e sequelas psicológicas do isolamento social.
Diálogo sobre a realidade da UFPR
O evento visa oportunizar um espaço de diálogo sobre o tema, a partir de apresentações e debates com conteúdo direcionado à realidade da UFPR. A programação prevê explanações com conceituações, aspectos jurídicos e atuação da APUFPR e da UFPR, além da apresentação dos resultados de uma pesquisa inédita sobre as condições de trabalho e de saúde no retorno ao presencial na instituição.
A presidenta da APUFPR, professora Andréa Emilia Marques Stinghen, destaca que o Seminário visa o aperfeiçoamento dos instrumentos de proteção do ambiente de trabalho, tendo o sindicato como espaço para a condução desse processo de transformação. “Queremos construir soluções específicas, como também iniciar os debates para um modelo de combate à precarização e à violência no trabalho”, define.
As inscrições podem ser feitas no site da APUFPR ou pelo Link da Bio na página do sindicato no Instagram, via preenchimento de formulário eletrônico. Os inscritos terão direito à certificação, com validade de horas complementares para os estudantes da UFPR. O Seminário será realizado no auditório da APUFPR, em Curitiba, com transmissão on-line pelo Zoom Meeting e tradução simultânea em Libras.
SERVIÇO:
Data: 19 de novembro (terça-feira)
Horário: das 14h às 18h
Local: auditório da APUFPR
Endereço: Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1193, Jardim das Américas, Curitiba
Transmissão on-line via Zoom Meeting
Certificação a todos os participantes
Inscrição gratuita
———
Programação do Seminário
14h – Abertura – Presidência/ Diretoria APUFPR
14h10 – Violência e assédio no trabalho – Psicóloga Carolina de Moura Grando
14h35 – Discriminação no trabalho – Assistente Social Silvia Maria Amorim Lima
15h – Assédio moral e sexual: abordagem jurídica – Prof. Dr. Marco Aurélio Serau Junior
15h20 – Apresentação da pesquisa realizada com os docentes da UFPR sobre “Condições de trabalho e saúde no retorno ao presencial” – Profa. Dra. Maytê Gouvêa Coleto Bezerra
15h35 – Atuação da Assessoria Jurídica da APUFPR – Dra. Fernanda Yasue Kinoshita
15h50 – Atuação do Serviço de psicologia da APUFPR – Psicóloga Letícia Villar Pellegrin
16h05 – Coffee break
16h20 – Atuação da Diretoria Disciplinar da UFPR – Dr. Jean Carlos de Oliveira
16h40 – Atuação da Comissão de Ética da UFPR – Profa. Dra. Christel Lingnau
17h00 – Perguntas
17h30 – Apresentação da proposta e constituição do Grupo de Trabalho para enfrentamento do assédio e da discriminação na UFPR – Diretoria APUFPR
18h – Encerramento