00499312
Ubiratã Adauto de Souza. (Foto: Divulgação)

Dezenove pessoas em situação de rua realizaram nesta segunda-feira (10) um exame de equivalência para certificação escolar no Centro POP Doutor Faivre, no Centro de Curitiba.

A prova, aplicada pela Secretaria Municipal da Educação (SME), permite que adultos que não concluíram os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) obtenham a certificação oficial, mesmo sem documentos escolares.

Os participantes foram informados sobre a oportunidade de fazer a prova diretamente na unidade da Fundação de Ação Social (FAS). Se houver novos interessados, a Fundação planeja levar a iniciativa para outras unidades da regional Matriz.

Provas na FAS

Ubiratã Adauto de Souza, de 58 anos, foi um dos participantes. Ele já havia concluído o Ensino Fundamental, mas perdeu a documentação que comprova a escolaridade. “Quis fazer essa avaliação para ter o documento e voltar a estudar. É o meu projeto”, disse. Ubiratã está acolhido atualmente na Casa de Passagem Doutor Faivre, que também integra a estrutura da FAS SOS.

José Ricardo Paulino, de 42 anos, também fez a prova com o objetivo de recuperar o histórico educacional e recomeçar os estudos.

“Foi muito bom fazer essa prova, para ver como está o meu ‘QI’, ver como está o meu conhecimento perdido, voltar a estudar e melhorar daqui pra frente”, comentou.