
Nesta semana, na Lapa, na Grande Curitiba, por duas vezes seguidas, pipas enroscadas na fiação de energia deixaram 522 unidades consumidoras sem luz. A Copel chama a atenção para o risco de acidentes que podem ser fatais.
Na segunda-feira (12) e na quarta (14), pipas enroscadas na fiação de energia foram as causas de desligamentos registrados pela Copel, na cidade da Lapa.
Pipas e rede elétrica: uma combinação que não é brincadeira. A Copel reforça que, além de causar interrupção no fornecimento de energia, empinar pipas próximo da rede elétrica é uma prática que coloca a vida em risco.
“A rede de energia é exposta e as causas externas são as principais causas de desligamentos, entre essas causas estão as pipas. Além disso, o contato das linhas das carretilhas com os cabos de energia pode ocasionar curto-circuitos e conduzir energia levando a acidentes severos, até mesmo fatais, por choque elétrico”, alerta o gerente do Departamento de Segurança do Trabalho na Copel, Rodrigo Marcacine Resende.
“Sob nenhuma hipótese a pessoa deve tentar resgatar uma pipa enroscada na rede. Não há brincadeira que valha o risco de perder uma vida”, acrescenta ele.
Meses do outono inverno são de mais ocorrências com pipas
Os dias com vento, ensolarados e secos do outono e do inverno que se aproxima são um convite para soltar pipas, mas isso deve ser feito em locais seguros e afastados da rede elétrica e de ruas onde as linhas podem causar outros tipos de acidentes com pedestres, ciclistas e motociclistas.
“A segurança sempre vem em primeiro lugar. Campos abertos, praças públicas com áreas amplas são bons lugares para empinar pipa”, orienta Marcacine.
EMERGÊNCIAS – A Copel alerta que é fundamental que se mantenha distância das redes de energia para evitar acidentes que podem ser fatais. Em caso de emergências, o 0800 51 00 116 da linha direta da Copel pode ser acionado de qualquer telefone. Faça a ligação e tecle 1 para situação de risco à vida ou acidente com a rede elétrica.