Uma nova invasão aconteceu no bairro Guarituba, em Piraquara, na tarde de terça-feira. Cerca de 300 famílias ocuparam uma área particular que já havia sido alvo de ocupação irregular em outubro. Ontem, pelo menos 100 barracos já tinham sido levantados. A Prefeitura de Piraquara registrou boletim de ocorrência e notificou os proprietários da área para pedirem a reintegração de posse.
Mesmo sendo uma reserva particular, a área é de preservação ambiental é de interesse público já que em 2006, com o início da regulação fundiária e da intervenção urbana no bairro, foram decretadas as áreas onde poderia haver construções e as áreas com restrições ambientais. O local invadido é uma área com lençol freático superficial, ou seja, de banhado, localizada próximo ao Rio Piraquara.
A primeira ocupação começou no dia 9 de outubro, e só foi desocupada em meados do mês depois de negociação. Desta vez a área ocupada irregularmente fica toda à margem do Canal de Água limpa, além comprometer a vegetação rasteira de influência fluvial existente no local. Nossos fiscais ambientais também identificaram grande acumulo de lixo e queimada, o que caracteriza crime ambiental, informou o secretário de Meio Ambiente, Gilmar Clavisso.