
Curitiba é nacionalmente conhecida por suas comidas exageradas, tendo o Mega Lombada (um sanduíche monumental de cinco quilos) como um dos maiores representantes de sua gastronomia ogro. Mas as pizzas, como não poderia deixar de ser, também fazem parte e reforçam essa tradição. Na cidade, as redondas mais “monstruosas” chegam a ter até 60 pedaços, o suficiente para alimentar até 15 pessoas.
- Gastronomia exagerada: cinco lugares para se esbaldar em Curitiba
- Curitiba, a capital das comidas exageradas
A maior pizza curitibana é a Viking, que tem 85 centímetros de diâmetros, divididos em 60 pedaços de até seis sabores. Fundada em 2017, a pizzaria fica na Vila Guaíra e entrega para toda a Curitiba e Região Metropolitana. OS pedidos, no entanto, são atendidos apenas por encomenda e devem ser feitos com pelo menos seis horas de antecedência – o ideal, porém, é pedir um dia antes. O telefone para contato é o (41) 99923-5908.
Outro destaque é a Pizza Exagerada, da Pizzaria Fornalha, com mais de 30 anos de história. Com 80 centímetros de diâmetro e um total de 50 pedaços (que podem ser divididos em até cinco sabores), a monumental redonda é suficiente para servir de 12 a 15 pessoas. E não é preciso fazer o pedido antecipadamente, sendo possível pedir a pizza na hora, portanto. A Fornalha fica no bairro Boqueirão (Rua Maestro Carlos Frank, 1641) e também atende pelo WhatsApp: (41) 3344-1560.
Já mais recentemente, a Pizza Trem da Pizzaria Pitoresca virou outro fenômeno da gastronomia ogro curitibana. Com 70 centímetros e 32 pedaços, ela pode ser recheada com mais de 90 sabores. Só no primeiro ano, a casa vendeu mais de 50 mil pizzas. Isso é equivalente a 35 quilômetros de massa esticada, ou ainda 2,7 campos de futebol e até 15 piscinas olímpicas de muito sabor. E para melhorar, recentemente ainda foram acrescentados ao menu da pizzaria cinco sabores com porco moura, uma carne nobre de uma raça suína brasileira, nativa da região Sul do Brasil.
