planetario_17_-_photo_copy-1024×682.jpg
Planetário mais moderno da América Latina será construído em Pinhais, na Grande Curitiba. Obra já tem a regularização do imóvel. (Reprodução)

O processo de construção do mais moderno planetário da América Latina na Grande Curitiba avança com a regularização do imóvel escolhido para sediar o prédio. Nesta quarta, 20, o governo do Paraná, por meio da Secretaria do Planejamento (SEPL), do Paraná Projetos e da Secretaria da Administração e Previdência (SEAP), revelou detalhes do projeto do Parque da Ciência Newton Freire Maia à Prefeitura de Pinhais, na Grande Curitiba.

Leia mais:

Em reunião na sede da SEPL, em Curitiba, foi divulgado o andamento do processo com a regularização do imóvel realizada pela SEAP. A partir deste projeto do Planetário, o Paraná Projetos projetou a regularização e fez os projetos paisagístico, de acessibilidade, estrutural e está desenvolvendo o master plan do Parque, que inclui estudo ambiental.

Planetário mais moderno da América Latina ficará na Grande Curitiba

“Mais um projeto importante concluído pelo Planejamento é a reestruturação do Parque da Ciência Newton Freire Maia, onde estará o Planetário, que será o mais moderno em termos de tecnologia e instrumentos da América Latina. Mais uma vez o Governo do Estado transformando espaços ociosos em mais benefícios para o povo parananese”, comentou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia.

“A regularização vai permitir a revitalização desse espaço e a construção do Planetário, que é o mais moderno da América do Sul, possibilita não só um avanço na Educação do estado do Paraná, porque é um investimento da Secretaria de Educação, mas principalmente para a população de maneira geral. Vai ser um grande atrativo não só para o município de Pinhais, mas também para toda a região e todo o Estado”, falou o secretário de Estado da Administração e da Previdência, Luizão Goulart

“A revitalização do Parque da Ciência Newton Freire Maia e a construção do Planetário representam um salto para a educação no Paraná. Estamos unindo ciência, tecnologia e aprendizado em um espaço que vai inspirar nossos estudantes e aproximar ainda mais a comunidade do conhecimento”, disse o secretário da Educação, Roni Miranda.

Parque da Ciência em Pinhais Passará por Revitalização de R$ 9 milhões 

O Parque da Ciência Newton Freire Maia é localizado parcialmente no município de Pinhais onde a etapa de regularização foi finalizada. O parque abarca ainda imóveis nas cidades de Curitiba e Quatro Barras.

“Esse é um projeto de grande importância para a cidade de Pinhais, pois ele vai potencializar toda a região que já é utilizada por um colégio, um observatório, mas com esse projeto modernizado e ampliado, nós vamos ter um alcance ainda maior, tanto falando da questão cultural, da ciência, da questão turística, ou seja, a cidade de Pinhais ganha muito com esse projeto“, apontou a prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus.

A modelagem e regularização finalizados permitem a publicação do edital para dar andamento ao projeto, de investimento de mais de R$ 9 milhões. Serão revitalizadas as instalações físicas do parque, como a reforma completa dos pavilhões 01 a 07 e 37, readequações sanitárias, implantação de novas passarelas de ligação entre os espaços, reforma das áreas de serviço, acessibilidade em todas as edificações e criação de rotas acessíveis externas.

De granja dos governadores a Parque Científico: a transformação no Paraná

A área do Parque da Ciência Newton Freire Maia no passado era um parque de exposições onde ocorriam shows e exposições de animais. Por questões ambientais, essa utilização não foi mais possível, dando lugar a um parque científico. No local, ainda havia a casa de campo dos governadores, a Granja do Canguiri, que foi repensada para um lugar para a comunidade a partir da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

No local há também o Colégio Agrícola Newton Freire Maia e o Planetário. A obra de revitalização será executada pela Secretaria da Educação, através do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). O projeto arquitetônico do Planetário foi escolhido através de um concurso que teve como objetivo escolher uma proposta que conciliasse um visual moderno, criativo e funcional.

O escritório vencedor do concurso fez um projeto para que o local seja construído de maneira sustentável, usando de madeira engenheirada. O desenho do projeto é inspirado na movimentação dos corpos celestes, replicando os movimentos do universo.

Estiveram presentes também na reunião o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado; a deputada estadual Marcia Huçulak;o diretor-geral da SEPL, Domingos Trevizan Filho; o diretor de Planejamento e Projetos do Paraná Projetos, Célio Watter; e a arquiteta e analista do Paraná Projetos, Juliana Piske.

54733774106_729f0b8fed_k
Regularização imobiliária marca avanço na construção de maior planetário da América Latina em Pinhais, na Grande Curitiba